Como fazer lavagem nasal com seringa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

posicione a seringa na entrada de uma narina. Pressione até que o soro seja eliminado pela outra narina. Se for necessário, ajuste a posição da cabeça até que o soro acesse uma narina e saia pela outra; termine o processo assoando o nariz.

por conta de fatores obstrutivos do próprio nariz. e o soro não sair pelo outro lado. não significa que a lavagem nasal não está prestando. então se você tá fazendo a lavagem nasal direitinho.

Procedimento

  1. Incline a cabeça para um dos lados;
  2. Insira a ponta da garrafa própria para lavagem nasal na narina superior;
  3. Pressione a garrafa para que o soro fisiológico entre na narina e saia pela outra;
  4. Repita o processo do outro lado;
  5. É importante expelir toda a solução salina para evitar irritações ou infecções.

Não tem problema se isso acontecer porque a lavagem funciona do mesmo jeito. Outro motivo para a água não sair do outro lado, é a presença de desvio de septo nasal ou pólipos. Por isso, é interessante visitar um otorrinolaringologista para saber se existem essas alterações.

O nariz entupido é um dos principais sintomas do resfriado. Em pessoas resfriadas, o incômodo costuma durar até dez dias, mas em alguns casos pode persistir por até três semanas. Uma maneira simples e efetiva que é recomendada para aliviar a sensação de nariz entupido é a chamada irrigação ou lavagem nasal.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

É muito segura, rápida e eficaz para limpar as vias aéreas superiores. facilitando a respiração, prevenindo gripes e resfriados, além de ajudar no controle da rinite alérgica e não alérgica.

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

As causas são variadas e vão desde simples traumas ao limpar o nariz, ressecamento nasal pela baixa umidade do ar, alterações na anatomia nasal como desvios do septo nasal até problemas mais sérios, como alterações da coagulação do sangue ou tumores.

Como adultos são capazes de manter a respiração pela boca durante a lavagem, não existem grandes riscos.

Isso porque a água da torneira possui elementos químicos, como o cloro, que podem ser nocivos a fisiologia nasossinusal.

O soro pode refluir pela mesma narina ou pela outra e pode ainda escorrer pela garganta, o que não gera nenhum risco para a saúde. “Engolir soro não faz mal algum.

Inicialmente deve-se aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal; para tanto, pode-se friccionar o frasco entre as mãos ou colocá-lo na axila durante certo tempo.