Como fazer chá de hortelã?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Receita do chá de hortelã

  1. Coloque a água para ferver e desligue o fogo;
  2. Adicione as folhas (1 colher de sopa) para 300 ml de água;
  3. Abafe por cinco minutos.

Hortelã ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados
O mentol que existe na planta é um eficiente descongestionante, além de ser um bom expectorante: ajuda a expelir muco e a diminuir a tosse. Tomar chá de hortelã é uma boa pedida para diminuir a dor de garganta e a tosse seca.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

Lave as folhas de hortelã antes de ferver a água e, em seguida, rasgue-as para dar um aroma mais intenso. Coloque-as na caneca ou xícara e despeje a água ainda quente.

Chá de hortelã
No sono, ele é capaz de proporcionar calmaria — aqui, vale até mesmo combiná-lo com outras plantas, como a camomila ou a lavanda. Portanto, fique tranquilo, se você tinha essa dúvida, chá de hortelã pode tomar à noite, sim!

A hortelã faz bem para a saúde? Sim!

  • Alivia tosse e congestão nasal.
  • Combate doenças respiratórias.
  • Melhora a Síndrome do Intestino Irritável.
  • Reduz os gases.
  • Melhora a digestão.
  • Melhora a saúde da pele.
  • Possui ação calmante.

Além disso, o chá de folhas de hortelã também ajuda a proporcionar uma noite de sono tranquila, especialmente se combinado com outras ervas calmantes como a camomila ou a lavanda. Contudo, é na hora da digestão que essa infusão poderosa brilha de verdade.

COMO FAZER O CHÁ DE HORTELÃ PARA GORDURA NO FÍGADO:
Coloque algumas folhas de hortelã-pimenta frescas em um bule ou xícara.

O Chá Misto de Limão e Hortelã com Cravo ORÁ é uma alternativa saborosa para desfrutar dos benefícios da ora-pro-nóbis combinados com limão e hortelã com cravo. Esta mistura especial oferece apoio à saúde intestinal e digestiva, além de importantes qualidades anti-inflamatórias e anti-envelhecimento.

Caso a bebida seja preparada com água de torneira, recomenda-se deixá-la ferver por uns dois minutos (para remover o cloro dissolvido na água) e deixá-la esfriar até uma temperatura adequada (por volta de 60 graus)”, aconselha o químico.

Evite ferver a água (salvo a exceção dos chás oxidados). Uma dica simples é desligar o fogo ou sua chaleira elétrica quando perceber o surgimento das primeiras pequenas borbulhas (se puder utilizar algum medidor de temperatura, melhor ainda!);

Para um maior prazer sensorial e um bom aproveitamento dos benefícios desses chás e infusões, Saueressig lembra que nunca se deve ferver o chá para fazer a infusão. A fervura do ingrediente principal da bebida só deve ocorrer quando se usam raízes e especiarias, como gengibre, canela, cravo.