Como fazer catacrese?

Perguntado por: rreis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de conceito. Veja mais alguns exemplos: Todos embarcaram no trem. Serraram o pé da mesa.

Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados. Exemplos comuns são: "os pés da mesa", "marmelada de banana", "vinagre de maçã", "cabeça do alfinete", "braço de rio", "dente de alho", etc..

As expressões “braço do sofá”, “pernas/pés da mesa”, “cabeça do alfinete” e “cabeça/dente de alho” são exemplos de catacrese.

Um exemplo clássico e bastante conhecido de catacrese refere-se à utilização da expressão “pé da mesa”. Por não dispormos de uma palavra própria para tratar dos elementos que sustentam uma mesa, tomamos emprestado o termo “pé” justamente pela relação de aproximação da palavra pé com o conceito pretendido.

Catacrese é a figura de palavra em que se utiliza uma palavra imprópria na ausência de outra específica. Assim: o alfinete não tem cabeça, não pode existir concretamente um fio de óleo, bem como um texto não tem corpo. No entanto, essas expressões são conhecidas e facilitam a nossa comunicação.

A catacrese é uma figura de linguagem que representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou. Isso porque ao utilizarmos tanto determinada palavra, não notamos mais o sentido figurado expresso nela. Por exemplo: O pé da cadeira está quebrado.

São exemplos de catacrese: a) cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto. b) olhos frios, tristeza de cheiro, brisa doce. c) pulmão do mundo, cidade maravilhosa, ouro negro.

A catacrese faz uma comparação usando um termo para designar algo específico. Assim, a palavra deixa de ter seu sentido original. As figuras de linguagem que fazem parte da mesma categoria da catacrese são: metáfora, comparação, metonímia, sinestesia e antonomásia.

Resposta verificada por especialistas. Exemplo de catacrese numa letra de música: "Resistindo na boca da noite um gosto de sol" (Nada será como antes, de Milton Nascimento). O uso do termo "boca" para se referir ao início da noite constitui um empréstimo linguístico.

Enquanto a metáfora é uma comparação implícita e que produz um sentido figurado por vontade do falante ou do autor de um texto, a catacrese só acontece porque não há em nosso idioma outra maneira de transmitir uma mensagem.

São exemplos de catacrese a) Cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto.

Exemplos de metonímia de vários tipos
Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. Autor pela obra: Muitas vezes, li Camões. Inventor pelo Invento: Por que esperar?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas. Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original.

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Metáfora. É feita uma comparação implícita entre o amor e o fogo (ambos ardem).