É norma culta?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

A norma culta é o conjunto de regras e padrões linguísticos usados por falantes com alto nível de escolaridade. Considerada a variedade linguística de maior prestígio, é utilizada em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, documento jurídicos,..

O domínio da norma culta reflete-se, principalmente, na modalidade escrita da língua, revelando um elevado grau de rigor e correção gramatical, como o devido uso da pontuação, da acentuação, da colocação pronominal, da concordância e da regência, entre outros.

Norma padrão da língua portuguesa/O que é uma norma padrão
Sendo um conjunto de regras e prescrições da gramática da língua. Pode ser dividida em norma culta ou norma coloquial.

A linguagem culta é aquela que segue os padrões estabelecidos por uma língua, ou seja, segue as regras gramaticais e o acordo ortográfico. Ela também estabelece o bom senso de evitar algumas expressões, que apesar de já constarem no dicionário, ainda se assemelham muito com uma conversa da roda de amigos.

Por fim, a norma culta é a que resulta da prática da língua em um meio social considerado culto - tomando-se como base pessoas de nível superior completo e moradoras de centros urbanos.

O que é a linguagem culta? A linguagem culta é o modo mais formal de se falar e escrever, utilizado em situações mais sérias e oficiais, é uma linguagem mais preocupada com as normas de gramática e pronúncia. Como o próprio nome já diz, a linguagem culta está pautada na utilização da norma culta.

Dica n°1: treine a modalidade escrita da língua portuguesa
Assim, treine a escrita das palavras para além dos usos comuns realizados nas redes sociais (abreviações, gírias, falta de acentos, entre outros). Portanto, realize redações ou a escrita de diferentes gêneros textuais para treinar a norma culta.

A norma culta, também chamada de língua padrão, registro formal e língua culta, é um modelo de bem falar e escrever que tem como base a forma como falam e escrevem as pessoas cultas na época atual. São considerados cultos os escritores renomados, além dos gramáticos e dicionaristas esclarecidos.

Porque = Usado nas respostas. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.

Já a norma-padrão é o modelo convencional estipulado por gramáticos, ou seja, estudiosos da língua. Ela segue os preceitos da transformação da língua por meio de seus falantes e por isso é sempre atualizada. Dessa forma, a norma-padrão é ensinada nas escolas e cobrada em provas como o Enem.

A norma popular é espontânea, despreocupada, emotiva, afetiva e concreta; é rica em exclamações, pleonasmos e repetições. A norma culta é o modo correto, bonito, certo de uma pessoa se expressar.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Percebemos, assim, que a norma-padrão é a norma da gramática e a norma culta é a variedade lingüística do uso real dos falantes com escolarização superior completa, ou seja, aqueles que têm mais contato com a escrita.

A linguagem culta é muito cobrada em provas de ENEM e vestibulares para a construção de redações, entretanto, ter domínio sobre o tema para desenvolver um texto adequado e garantir uma pontuação satisfatória é super importante.