Qual a diferença de catacrese é metáfora?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Enquanto a metáfora acontece por meio da comparação entre conceitos, a catacrese só acontece porque não há outra possibilidade de transmissão da mensagem sem que ocorra o empréstimo de outro termo. A prosopopeia consiste em estabelecer características humanas a objetos ou animais.

A catacrese é uma figura de linguagem que representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou. Isso porque ao utilizarmos tanto determinada palavra, não notamos mais o sentido figurado expresso nela. Por exemplo: O pé da cadeira está quebrado.

As expressões “braço do sofá”, “pernas/pés da mesa”, “cabeça do alfinete” e “cabeça/dente de alho” são exemplos de catacrese.

O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete. Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível.

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, a metáfora é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita.

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas. Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original.

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

a) Cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto. alfinete não tem cabeça, óleo não tem fio e texto não tem corpo, mas são expressões usadas por não haverem expressões próprias para usar.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

Com isso, podem existir dois tipos de metáfora, que são as impuras (sendo abordadas de forma mais direta e simples) e puras (expressas de maneira mais complexa e indireta).

Seus dois tipos são as puras e as impuras. Neste artigo sobre o que é metáfora, você aprenderá como elas são produzidas, os tipos, um modo fácil de identificá-las e exemplos. Neste texto sobre o que é metáfora, você encontrará os tópicos abaixo.