O que é a figura de linguagem eufemismo?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, o eufemismo é utilizado quando queremos suavizar ou minimizar o efeito de uma palavra ou expressão mais grosseira ou que venha travestida por um certo tabu.

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

Eufemismo é uma figura de linguagem usada tanto na forma oral como escrita com o intuito de amenizar algumas palavras ou expressões que poderiam soar de maneira desagradável, porém sem alterar o sentido da mensagem que se deseja passar. Um exemplo ocorre muitas vezes ao dar a notícia sobre a morte de alguém.

Frases que não são eufemismos
Sendo assim, frases jocosas de ligação com a morte ou assuntos trágicos, por exemplo, não são consideradas eufemísticas. Além disso, esse tipo de expressão está atrelada a outra figura de linguagem - a ironia.

Eufemismo ocorre quando aceita-se e usa-se uma palavra ou expressão em lugar de outra, por diversos motivos, em diferentes situações. Na verdade, é a utilização de vocábulos mais leves e mais sutis, para suavizar determinadas mensagens que precisam ser transmitidas.

Exemplos de eufemismo
Aqui estão alguns exemplos clássicos de eufemismo: Faltar com a verde = mentir. Passar desta para melhor = morrer. Homem de inteligência limitada = burro.

8 sinônimos de eufemismo para 1 sentido da palavra eufemismo: Figura de suavização da linguagem: 1 abrandecimento, abrandamento, adoçamento, atenuação, comedimento, mitigação, moderação, suavização.

O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete. Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível.

Se eufemismo ameniza uma ideia, a hipérbole exagera. É só reparar no nome: HIPER-bole. Aquilo que é hiper é grande. Quando dizemos, por exemplo, que “estamos morrendo de fome”, realmente não vamos morrer em alguns minutos por estar passando fome.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).