Qual é a etimologia da palavra metáfora?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

A etimologia da palavra metáfora diz que metáfora provém da palavra grega methaphorà, onde metha significa mudança ou transformação e phorà diz relação com levar e portar. A palavra metamorfose, por exemplo, significa: mudança de forma ou, simplesmente, transformação.

Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.

O conceito tradicional da metáfora surgiu com Aristóteles, em que a considerava apenas como um recurso linguístico de ornamento.

É a mudança do sentido comum de uma palavra por outro sentido possível que, a partir de uma comparação subentendida, tal palavra possa sugerir.

A palavra “metonímia” tem origem no grego e significa “além do nome”, ou seja, um nome cujo significado vai além. A substituição não é meramente de uma palavra por outra, pois também pode ser uma substituição de expressões com mais de uma palavra.

8 sinônimos de metáfora para 1 sentido da palavra metáfora: Comparação implícita entre elementos: 1 imagem, comparação, figura, símbolo, alegoria, representação, tropo, translação.

Vamos ver mais exemplos: Gabriel é um gato. (subentende-se beleza felina) Lucas é um touro. (subentende-se a força do touro) Fernando é um anjo. (subentende-se a bondade dos anjos)

METÁFORA: Figura de linguagem em que se faz a substituição do sentido natural de uma palavra por outro sentido, em virtude da semelhança que há entre o sentido natural e o figurado.

A metáfora, segundo Aristóteles, “[...] consiste no transportar para uma coisa o nome de outra, ou do gênero para a espécie, ou da espécie para o gênero, ou da espécie de uma para a espécie de outra, ou por analogia” (ARISTÓTELES, 1996, cap. XXI, 1457b-6, p. 92).

Metafórica é o feminino de metafórico. O mesmo que: figurada, translata, tropológica.

A metáfora é uma noção fundamental no âmbito da psicanálise. A forma como Lacan apropriou-se desta figura de linguagem possibilitou-lhe formular questões clínicas preciosas e norteadoras daquilo que se pode considerar como pertencente ao campo analítico.

A diferença está em como fazem isso. Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.