Como trabalhar metáfora em sala de aula?

Perguntado por: ovieira7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Estratégias

  1. Levantar o vocabulário da letra da canção Metáfora e explicar a razão de algumas palavras aparecerem de forma destacada;
  2. Explorar o jogo com as palavras "meta" e "lata";
  3. Recapitular o conceito de metáfora e analisar o verdadeiro objetivo do uso desse recurso;

Muitas escolas já usam metáforas como parte de sua metodologia pedagógica. Para isso pode ser criado um grupo de símbolos que permite aos alunos associar de maneira rápida um determinado conceito. Um exemplo: usar as características da natureza ou mesmo do reino animal para ativar habilidades.

Metáfora é uma figura de linguagem em que se transfere o nome de uma coisa para outra com a qual é possível estabelecer uma relação de comparação. Para que a comparação possa ocorrer, devem existir elementos semânticos (relativos ao significado) semelhantes entre as palavras ou expressões em questão.

O objetivo entre elas é enfatizar a mensagem a ser transmitida. Metáfora, portanto, consiste na relação de um termo que já existe fazendo uso de características comuns entre dois conceitos ou ideias através de um sentido conotativo.

Vamos ver mais exemplos: Gabriel é um gato. (subentende-se beleza felina) Lucas é um touro. (subentende-se a força do touro) Fernando é um anjo. (subentende-se a bondade dos anjos)

Quando se fala ou se escreve, usam-se, constantemente, as comparações. Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo.

A metáfora se constrói com a escolha de dois termos, um em seu sentido literal (ao qual a referência é feita) e outro no sentido figurado (por meio do qual se refere ao primeiro). Assim, o que os une é uma característica do segundo termo sendo aplicada ao primeiro.

Para isso, na metáfora, usamos a linguagem figurada, que é aquela que não traz o significado literal, real, das palavras. Por essa razão, ela também é considerada uma figura de palavras, que são as figuras de linguagem que brincam com os sentidos das palavras.

A diferença está em como fazem isso. Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

A habilidade EF67LP38 consiste em: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo. Veremos, separadamente, cada uma das figuras de linguagem mais usadas em textos literários, jornalísticos e publicitários.