O que é uma língua erudita?

Perguntado por: rnovais4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

A linguagem erudita implica conhecimento por ser um tanto preciosa e rebuscada, mas atualmente o seu uso quase que se restringe aos pesquisadores da linguagem e aos linguistas.

A linguagem erudita é um conjunto de práticas linguísticas que representa a locução de um idioma na sua forma mais rebuscada ou requintada possível, sendo uma opositora da linguagem coloquial e, em certos casos, até mesmo da norma-padrão.

Erudito é algo ou alguém que possui uma cultura vasta, sobre um determinado assunto. Erudito é um adjetivo que pode estar relacionado à música, à leitura, ou à cultura em geral. Erudito é relacionado a qualquer coisa que seja bem elaborada, estudada, cuidada, como obras eruditas, música erudita, violão erudito etc.

Que tem erudição; instrução vasta e variada, adquirida sobretudo pela leitura.

Caracterizada pela formalidade, tem a sua legitimidade atribuída por instituições científicas, como universidades, escolas de artes e conservatórios. Sua apreciação, também marcada pela formalidade, dá-se, na maior parte das vezes, em ambientes específicos, como museus, teatros e salas de concerto.

A Cultura Erudita surgiu justamente para se opor a Cultura Popular. Era um tipo de produção que prezava pelo refinamento, por técnicas artísticas mais elaboradas, só podia ser apreciada por um grupo e principalmente, estabelecia uma fronteira social.

A cultura erudita é uma forma de produção artística feita das elites dominantes para as elites dominantes. Note-se que elite dominante aqui se refere à questão financeira e intelectual. Na tradição artística ocidental, o centro de origem da produção cultural de elite deu-se na Europa.

20 sinônimos de erudito para 1 sentido da palavra erudito: Que tem erudição: 1 onisciente, culto, ciente, douto, enciclopedista, entendido, iluminado, ilustrado, instruído, letrado, lido, literato, multisciente, multíscio, sabedor, sabido, sábio, sapiente, versado, visto.

Cultura erudita no Brasil
Dessa forma, frequentemente o que é de origem europeia é considerado sinônimo de cultura erudita. No Brasil, o consumo dessa cultura e a preocupação em formar uma intelectualidade nacional remonta à Primeira República.

A cultura erudita está à disposição da elite social. É observada nas artes plásticas, na música e na literatura. O acesso à cultura erudita é facilitado para a aristocracia sob o argumento de ser produto de intensa investigação. A aplicação acadêmica também é usada como elemento de defesa do acesso restrito.

A cultura erudita é aquela formada a partir do estudo da técnica, de teorias, de investigações acadêmicas.

4) Do L. ERUDITUS, “instruído, educado, o que sabe”, particípio passado de ERUDIRE, “educar, ensinar, polir”, formado por EX-, “fora”, mais RUDIS, “sem polidez, groseiro, ignorante”, que deu a palavra “rude” também.