Como faz soro caseiro?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

O soro caseiro é uma solução que consiste em 3,5 gramas de sal mais 20 gramas de açúcar diluídos em 1 litro de água filtrada ou previamente fervida. Na prática, isso significa 1 colher de chá de sal mais 1 colher de sopa de açúcar.

Modo de preparo do soro caseiro
Essa colher tem 2 lados, um grande e um pequeno. Para preparar o soro, basta adicionar a 200 mL de água (1 copo americano) 2 medidas do lado grande de açúcar e 1 medida do lado pequeno de sal.

1 colher rasa de café (3,5 gramas) de sal + 2 colheres rasas de sopa de açúcar ou 1 colher de sopa bem cheia de açúcar (20 gramas), em. 1 litro de água filtrada e fervida durante 5 minutos (espere a água esfriar para misturar e tomar ou dar o soro).

Para fazer o soro caseiro deve-se misturar 1 litro de água com 1 colher de sopa bem cheia de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). A água deve ser filtrada, mineral ou fervida.

No caso das crianças, o soro caseiro repõe a água e os sais perdidos na diarreia ou vômitos, impedindo o óbito em casos graves – ele é considerado uma das mais eficazes intervenções primárias de saúde (3). O soro, vale lembrar, não vai parar o vômito ou a diarreia, vai apenas repor líquido perdidos.

Nos casos em que a falta de água no corpo é causada por vômitos ou diarreia, é recomendado observar cuidadosamente a quantidade de líquido expelido no momento de crise. Dessa maneira, é possível compensar tomando a medida equivalente em soro caseiro.

1 litro de água filtrada ou fervida (mas já fria) 1 colher de café de sal. 1 colher de sopa de açúcar.

24 horas

Depois de pronto, o soro só pode ser utilizado por 24 horas, após esse prazo deve-se jogar fora o que sobrou e preparar mais um litro de soro se necessário. O soro caseiro é uma solução preparada com açúcar e sal que deve ser utilizado apenas quando não se tem acesso aos sais de reidratação oral.

A receita básica, de 500 ml da solução, é bem simples de fazer e requer poucos ingredientes básicos que são fáceis de se encontrar em casa:

  1. 1/2 colher de sopa de açúcar (cerca de 10 g);
  2. 1/2 colher de chá de sal (cerca de 1,75 g);
  3. 500 ml de água filtrada.

Porque o sal e o açúcar possuem elementos que fixam a água no organismo, evitando que ele se desidrate.

Soro a 0,45%: diluir 20mL de NaCl a 20% em 980mL de água destilada ou soro glicosado a 5%.

Água com limão ou amido de milho corta a diarreia? É MITO: não cortam a diarreia. A diarreia aguda é geralmente de origem infecciosa. Os agentes infecciosos que mais comumente são os responsáveis pelos quadros intensos são vírus e/ou bactérias.

O soro fisiológico pode ser usado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo, que pode ocorrer devido a episódios de diarreia, vômitos, aspiração gástrica, fístula digestiva, suor excessivo, queimaduras extensas ou hemorragias.

Quem toma água com açúcar em geral acredita piamente que ficará mais tranquilo, e, por isso, consegue de fato acalmar-se. Em situações estressantes, a mistura também pode trazer uma sensação de tranquilidade, pois nessas condições, o corpo produz mais adrenalina, aumentando o gasto de energia.

O soro caseiro é um composto feito por água, sal e açúcar que é muito usado para tratar desidratação causada por vômitos e diarreias, podendo ser usado por adultos, crianças e bebês, exceto os que mamam exclusivamente no peito. É contraindicado, também, às pessoas com hipertensão e/ou diabetes.

Engolir soro não faz mal algum. O que pode acontecer é a criança ficar nauseada por engolir o soro, mas até mesmo o próprio excesso de secreção e tosse podem desencadear vômito“, diz a profissional.