Como faz aviões de papel?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Pegue uma folha de papel de 22 x 28 centímetros e coloque-a sobre uma superfície plana. Dobre-a longitudinalmente, deixando-a no formato de um longo retângulo. Firme o vinco com a sua unha antes de voltar a desdobrar o papel. Use cartolina se quiser fazer um avião colorido.

É simples e rápido! O lançador de avião de papel funciona devido à Energia Potencial Elástica, um fenômeno físico muito comum entre elásticos e molas. Assim como um estilingue, quando o elástico é esticado, ele acumula energia e, ao retornar ao estado normal, a energia acumulada passa para outro objeto próximo.

Bom, a sustentação acontece graças à fenda que existe entre as asas do avião de papel. Como o avião é jogado para cima, o ar passa pela dobradura central e é desviado para baixo, gerando uma força de empuxo que sustenta as asas.

O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião.

Dois fatores são fundamentais para definir a modalidade – tempo no ar, acrobacias ou distância – de uma aeronave de papel: modelo e forma de jogar. "Para atingir distância, ele deve ser mais comprido e não ter asas largas. Asas largas são para planador", explica o professor Paulo Henrique Neiva de Lima.

Um projeto maluco no Arizona acaba de ser concluído com sucesso: colocar o maior avião de papel do mundo para voar. O avião de 13 metros de comprimento e 7 de envergadura foi levantado a 1300 metros por um helicóptero e planou por cerca de 6 segundos antes de começar a cair.

Para começar, o avião voa por conta dos impulsos gerados pelo formato das suas partes (por exemplo: asas, turbinas e pás). O voo também acontece graças aos caminhos que o ar percorre pela aeronave, gerando diferenças de pressão.

aviãozinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

Agora, se pensarmos nos jatos comerciais, a altura máxima que um avião pode voar aumenta consideravelmente. Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante.

Agora vamos aos fatos. Os aviões voam por conta da sustentação gerada pelo ar que passa pelas asas. Isto é, para que eles se mantenham no alto, é necessário que as turbinas estejam ligadas e criando um grande fluxo de ar pela fuselagem da aeronave. Caso não haja esse fluxo, o avião perde sustentação e despenca.

Além de influenciar no conforto, a altitude ajuda os aviões a economizarem combustível. Com o ar mais rarefeito, precisam de menos combustível para realizar a queima dentro do motor. Como existem menos moléculas de ar na altitude, também são necessárias menos moléculas de combustível.

O que é o flap do avião? Os flaps são dispositivos que estão embutidos na asa do avião que, quando estendidos, têm o objetivo de fazer a área e a curvatura da asa aumentar, além de ampliar o arrasto aerodinâmico.

Um ralador de queijo é permitido no avião.