Como faz aviãozinho de papel?

Perguntado por: dcastro . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Pegue uma folha de papel de 22 x 28 centímetros e coloque-a sobre uma superfície plana. Dobre-a longitudinalmente, deixando-a no formato de um longo retângulo. Firme o vinco com a sua unha antes de voltar a desdobrar o papel. Use cartolina se quiser fazer um avião colorido.

Bom, a sustentação acontece graças à fenda que existe entre as asas do avião de papel. Como o avião é jogado para cima, o ar passa pela dobradura central e é desviado para baixo, gerando uma força de empuxo que sustenta as asas.

Como a física do avião funciona
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

Geralmente localizadas nas caudas dos aviões, as caixas pretas são feitas de aço inoxidável, titânio e outros materiais extremamente resistentes que consigam suportar o desgaste e impacto de um possível acidente aéreo.

São colocadas normalmente na cauda do avião e feitas de materiais muito resistentes, como aço inoxidável e titânio, capazes de suportar uma aceleração de 33 km/s², um impacto de 3400G durante 6,5 milissegundos, equivalente a um impacto com velocidade de 270 nós (500 km/h) e uma distância de desaceleração de 4,5 metros.

As fases de um projeto podem ser divididas da seguinte maneira seqüencial:

  1. Pesquisa de mercado;
  2. Estudo Conceitual;
  3. Estudo Preliminar;
  4. Projeto Detalhado; Fabricação dos protótipos; “Rollout”: primeira vez que a aeronave é retirada do hangar sobre as próprias rodas; 1º Voo; Certificação; Entrada em Serviço.

O modelo de papel voou por 76,8 metros, segundo o Guinness World Records. Ele foi projetado pelo malaio Chee Yie Jian, dobrado pelo sul-coreano Shin Moo Joon e arremessado no ar por outro jovem da Coreia do Sul, Kim Kyu Tae.

Dois fatores são fundamentais para definir a modalidade – tempo no ar, acrobacias ou distância – de uma aeronave de papel: modelo e forma de jogar. "Para atingir distância, ele deve ser mais comprido e não ter asas largas. Asas largas são para planador", explica o professor Paulo Henrique Neiva de Lima.

Um deles é o pedal, que ajuda o avião a virar de duas maneiras: direcionando ou freando as rodas. O outro é o " nose wheel tiller" (leme da roda do nariz), que consiste em um volante, só que apenas para o trem de pouso do nariz da aeronave.

Geralmente, sua altura de cruzeiro gira em torno dos 3 mil metros. Entretanto, alguns fabricantes afirmam que sua altitude operacional pode chegar a mais de 7 mil metros.

Segundo o site Unilad, a impressão de que a aeronave está parada acontece devido à velocidade do voo, mais lento na região de um aeroporto, e o fato de a gravação ter ocorrido com o carro indo na direção contrária à do avião, o que reforça o efeito visual de que ele não estaria em movimento.

Caixa-preta, na verdade, é laranja
No entanto, as primeiras caixa-pretas, introduzidas no final da década de 1940, eram, de fato, pretas. O equipamento era instalado na cabine de comando dos aviões e eram cobertos por uma tampa preta.

O nome surgiu graças aos pilotos da Força Aérea Britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, eles chamavam de caixa-preta qualquer novo artefato instalado nas naves que tivesse uma função desconhecida e cujo interior não poderia ser visto.

David Warren

A caixa preta foi inventada pelo cientista australiano Dr. David Warren, em meados de 1950, quando ocorria uma série de desastres aéreos no país, mas foi apresentado ao público somente em 1957.