Como falar com persuasão?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

De modo geral, é possível falar com persuasão utilizando recursos emocionais, lógicos, históricos, de credibilidade, simbólicos etc. Na comunicação ela também é bastante utilizada.

1- Exercite a atenção e escuta
A primeira dica para compreender como ser persuasivo está mais relacionada ao ouvir do que ao falar. Todo processo de comunicação para ter efeitos positivos precisa de uma escuta ativa. Ouvir com atenção o que o outro diz é muito importante na caminhada para se tornar persuasivo.

A arte da persuasão. Veja 5 estratégias para desenvolver essa habilidade

  1. Primeiro, escute. É o básico para gerar conexão com o interlocutor e trazê-lo para seu lado. ...
  2. Revele seu interesse. ...
  3. Inclua a visão do outro. ...
  4. Coloque-se como igual. ...
  5. Escolha o meio certo.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Vou mostrar quais são os 6 princípios e de que forma podem ser aplicados na escrita de Copywriting.

  1. A mecânica da persuasão. ...
  2. Reciprocidade. ...
  3. Compromisso e coerência. ...
  4. Aprovação social. ...
  5. Afeição. ...
  6. Autoridade. ...
  7. Escassez.

O famoso psicólogo Dr Robert Cialdini, autor do bestseller “Influence” é referência na área de persuasão e desenvolveu sua teoria baseada em seis princípios essenciais: Afinidade, Autoridade, Coerência, Escassez, Prova Social e Reciprocidade.

Posicionar-se mentalmente correto para a persuasão e a comunicação efetiva; Comunicar-se com autoridade e alto status; Conquistar o respeito e a confiança; Influenciar e persuadir pessoas para responderem sim a pedidos seus.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

Dicas de 5 gatilhos mentais para aplicar em vendas

  1. Busque gerar valor para o cliente. Lembre sempre: o importante é ser útil e relevante na vida do seu cliente. ...
  2. Crie senso de urgência e/ou escassez. ...
  3. Mostre a oportunidade como especial. ...
  4. Use de prova social. ...
  5. Mostre-se autoridade.

7 truques para conseguir que as pessoas façam o que você quer

  1. Tenha bons gráficos em mãos. ...
  2. Faça as pessoas gostarem de você ...
  3. Mantenha contato visual com a outra pessoa. ...
  4. Repita suas ideias. ...
  5. Faça com que as pessoas queiram te ajudar. ...
  6. Não reclame e não faça exigências. ...
  7. Demonstre exclusividade.

Os discursos políticos são um grande exemplo de linguagem persuasiva por consistir em argumentos que convençam os interlocutores a aderirem à sua ideia e, consequentemente, apoiar o candidato, seja por meio do voto ou da aceitação.

Persuasão é uma palavra que vem do latim persuadere e quer dizer convencer. Assim sendo, nada mais é do que convencer alguém a realizar uma determinada ação ou a acreditar em algo. Convencer, instigar, induzir, estimular o outro a agir da forma como você gostaria.

Use a linguagem corporal a seu favor
Por isso, procure manter uma boa postura, olhar nos olhos do seu interlocutor e sorrir. Além disso, tenha um aperto de mão firme, uma vez que essas ações transmitem uma boa impressão. Evite manter os braços cruzados e colocar as mãos nos bolsos ou na cintura, por exemplo.