Como eu sei que estou entrando na menopausa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Como saber se estou na menopausa?

  • Menstruação irregular. ...
  • Ondas de calor. ...
  • Suor noturno. ...
  • Dificuldade para dormir ou insônia. ...
  • Secura vaginal. ...
  • Alterações de humor. ...
  • Incontinência urinária. ...
  • Diminuição do desejo sexual.

O cansaço, a indisposição e falta de energia para atividades do dia-a-dia também são comuns na menopausa precoce. Eles acontecem não só devido aos desequilíbrios hormonais, mas também por alterações de humor e pela falta de sono. De forma geral, o cansaço costuma melhorar na fase do climatério.

A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.

Nessa fase, são encerrados dois ciclos simultaneamente: o menstrual e o ovulatório. Os sintomas da menopausa causam diversas alterações no organismo da mulher. Só é considerada menopausa quando a mulher fica mais de 1 ano sem menstruar. Por outro lado, alguns fluxos irregulares podem ocorrer.

FASE PRÉ MENOPAUSA
Também é comum ocorrer sangramento menstrual excessivo e irregular durante este período. A grande diferença é que na fase da pré menopausa, devido à mulher não voltar a menstruar e produzir progesterona, há possibilidade de alterações de linhagem maligna no endométrio.

A densidade da sua menstruação também vai variar. Ciclos sem ovulação podem apresentar menstruações mais leves, enquanto menstruações que vem após um ciclo longo podem ser longas (32). Em média, cerca de 6 das últimas 10 menstruações antes da menopausa são prolongadas e anovulatórias (onde ovulação não ocorre) (33).

Alguém ainda acredita que na menopausa não se pode sentir prazer? Esse é um mito antigo e repleto de tabus, mas não se engane: a menopausa também pode render ótimas experiências sexuais! Uma das mudanças mais evidentes nessa fase da vida são as alterações hormonais.

Após 12 meses em que ocorre a menopausa, a gravidez não é possível de acontecer de forma natural, pois os ovários estão menores e há a diminuição dos hormônios sexuais, o que impossibilita a gestação. Antes da menopausa, acontece o climatério e, nessa fase, a mulher pode sim engravidar.

O período de transição da menopausa, também conhecido como perimenopausa, é o período de tempo durante o qual uma mulher deixa para trás seus anos férteis e entra na menopausa. A menopausa propriamente é quando a mulher não tem o período menstrual por mais de 1 ano.

Embora o ciclo menstrual esteja irregular, nessa etapa ainda pode existir ovulação, principalmente durante a pré-menopausa. Logo, engravidar de forma natural é uma possibilidade, apesar dos maiores obstáculos.

Perto da chegada da menopausa, é comum apresentar um sangramento marrom, desde que ele não venha acompanhado de outros sintomas. Também vale lembrar que a menopausa começa oficialmente assim que 12 meses se passaram desde sua última menstruação. Na fase pós-menopausa, você não deve ter sangramento ou corrimento marrom.

O sangramento pós-menopausa pode ser leve e causar pequenas manchas de coloração rosada ou marrom ou parecer um fluxo intenso. Na maioria dos casos, não há dor com o sangramento.

Menstruação está próxima
Há casos de mulheres na menopausa que também notam um corrimento amarelo acastanhado por conta das alterações hormonais.