Como escolher melancia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A primeira dica é observar a coloração da casca: se ela estiver verde e com manchas alaranjadas, a fruta já pode ser consumida. Pois, essa característica indica que a melancia está doce, do jeito que a gente gosta!

Se ouvir um som oco, é sinal de que a melancia está madura. E escolha as mais firmes e uniformes, com casca verde e sem brilho. Essas frutas costumam ter uma mancha amarela, mas isso não é problema. É a área que ficou em contato com a terra durante o cultivo.

Perto do cabo, se tiver um desenho parecido com #, veja o tamanho dele. Quanto maior for ou de grande extensão, em geral, significa que a melancia está doce; Confira o formato da melancia. Quanto mais alongada, mais aguada a fruta poderá ser.

A melancia amarela é mais doce e tem menos sementes que a melancia vermelha tradicional. Mas não é apenas a cor que chama atenção. A fruta é rica em fibras e a polpa amarela revela a presença do betacaroteno, substância que traz benefícios para o organismo.

E caso opte por comprar a melancia fatiada, é só ficar de olho no seu interior: precisa estar vermelhinho-brilhante, as sementes pretas ou marrom escuro. Fuja das que possuem manchas e sementes esbranquiçadas, aspecto seco e farinhento, e polpa se separando das sementes!

Se você cortá-la ao meio e quiser guardar uma metade, use um plástico envoltório para protegê-la, e guarde-a na geladeira. Assim ela não absorve o sabor e o cheiro de outros ingredientes lá dentro. Armazene pedaços maiores na geladeira.

A primeira dica é observar a coloração da casca: se ela estiver verde e com manchas alaranjadas, a fruta já pode ser consumida. Pois, essa característica indica que a melancia está doce, do jeito que a gente gosta!

Além da cor diferente, a fruta é mais doce e tem menos caroços do que a original. Embora já exista na natureza, a melancia amarela passou por um processo de hibridização e melhoramento convencional para atingir as características desejadas.

3 semanas

Para o armazenamento prolongado, a melancia deve ser armazenada à temperatura mínima de 10 ºC. A umidade relativa recomendada é de 90%. Mesmo sob condições ótimas de armazenamento, a melancia apresenta vida útil pós-colheita relativamente curta. Deve ser consumida 2 a 3 semanas após a colheita.

Mas, o que muitos não sabem é que a casca é a parte que tem mais nutrientes, como as vitaminas A, B6, C, zinco, magnésio e potássio.

De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia. Principais características nutricionais da melancia: Presença de Licopeno – um componente com ação antioxidante associado à prevenção de doenças degenerativas, como câncer de próstata.

A melancia é considerada uma das frutas mais rica para o nosso organismo. De cores contrastantes, entre o seu verde exterior e o vermelho interior, é uma fruta característica desta época de calor, principalmente entre junho e setembro.

Além disso, antes de ir para a cama, a melancia deve ser sempre evitada, já que também pode provocar inchaços e vontade de urinar. Em contrapartida, a melancia pode ser aproveitada no café da manhã e como sobremesa do almoço. Você deve consumir essa fruta com moderação, se quiser evitar o ganho de peso.

Contudo, apesar do elevado IG da melancia, esta fruta, bem como qualquer tipo de fruta, pode ser consumida por pessoas com diabetes, desde que: Consuma a quantidade recomendada (uma talhada de 200g); Não faça uma ingestão isolada deste fruto.