Como eram feitos os bolos de antigamente?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

O bolo surgiu no Egito Antigo e era feito a partir de pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. No período renascentista a receita foi melhorada pelos romanos, que conheciam a técnica da fermentação. Foram eles que colocaram o nome bolo, por causa do formato redondo, vindo de bola.

Os primeiros bolos teriam sido uma espécie de pão, feitos com massa de trigo. Durante a cerimônia, esse pão era quebrado, como uma benção, sobre a cabeça da noiva, para que ela tivesse vida longa e muitos filhos.

Bolos enormes
Se hoje os bolos cresceram para cima e são cheios de camadas, nos anos 1970/1980, eram baixos e ocupavam grande parte da mesa. Cheios de chantilly e confeitos coloridos, o que importava era não faltar pedaços para todos os convidados da festa.

Acredita-se que a origem dos bolos tenha sido no Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas.

“Sabe como o hábito de fazer e oferecer bolos começou no Brasil? O bolo já tinha função social na vida portuguesa e, ao chegar aqui, foi ganhando mais e mais importância. Claro, inicialmente, no primeiro século da colonização, nas camadas mais altas da sociedade.

A palavra bolo deriva de «prov[avelmente] bola /ó/, com fechamento da vogal tônica -ó- > -ô- e troca da vogal temática -a por -o, tomada como desin[ência] de masc[ulino], no padrão vern[áculo] masc[ulino] -o: fem[inino] -a; talvez pelo feitio arredondado que os bolos em geral apresentam; (...); f[orma] hist[órica] 1392 ...

De acordo com o jornal Detroit News, o Guinness World Records definiu um bolo de 4.176 anos, que estava na tumba de um faraó egípcio, como o mais antigo já encontrado.

Significado de Bolo
substantivo masculino [Culinária] Massa de farinha, geralmente com açúcar e ovos, além de outros ingredientes, geralmente de forma arredondada ou retangular, cozida ou assada. [Culinária] Alimento salgado feito com variados ingredientes, assado ou frito: bolo de carne.

Não existe uma única versão da origem dos bolos, mas é intuito acreditar que tudo começou em Roma, por volta do ano 100 a.C.. A essa época, os bolos teriam sido uma espécie de pão – a base de massa de trigo, o qual era quebrado sobre a noiva com forma de benção.

Bolos enormes: Se hoje os bolos cresceram para cima e são cheios de camadas, nos anos 1970/1980, eram baixos e ocupavam grande parte da mesa. Cheios de chantilly, frutas e confeitos coloridos, o que importava era não faltar pedaços para todos os convidados da festa.

O bolo vintage é muito mais do que uma simples sobremesa; é uma viagem ao passado, repleto de nostalgia e lembranças afetuosas. Com suas receitas tradicionais, aromas envolventes e decoração clássica, o bolo vintage tem o poder de nos transportar para épocas encantadoras.

Como antigamente as festas de aniversário eram construídas por uma junção de pessoas de uma família, era comum que as decorações fossem praticamente sempre manuais, com balões e letras coladas na parede, além do tema ser de algum personagem que era conhecido através da televisão.

Para começar: o formato circular dos bolos não é apenas um simples círculo. Os gregos faziam os bolos em formato circular para se referir à lua cheia. E por que exatamente à lua? Pois seria uma forma de honrar Ártemis, deusa grega da lua e da fertilidade.

Bolo é um alimento à base de farinha, geralmente doce e cozido no forno. Os bolos são um dos componentes principais das festas, como as de aniversário e casamento, por vezes ornamentados artisticamente e ocupando o lugar central da mesa.