Como entender uma metáfora?

Perguntado por: emendes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

A metáfora compara dois termos ou ideias diferentes com base em uma semelhança entre eles. É utilizada para transmitir ideias de forma mais impactante, expressiva e criativa, ao criar uma associação simbólica entre os elementos, visando transmitir uma mensagem mais profunda e complexa.

Vamos ver mais exemplos: Gabriel é um gato. (subentende-se beleza felina) Lucas é um touro. (subentende-se a força do touro) Fernando é um anjo. (subentende-se a bondade dos anjos)

A metáfora é uma figura de linguagem utilizada para comparar-se dois conceitos sem se utilizar de expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita. É um recurso estilístico estudado há muitos séculos e, também, um dos mais frequentes na língua falada e escrita.

Seus dois tipos são as puras e as impuras. Neste artigo sobre o que é metáfora, você aprenderá como elas são produzidas, os tipos, um modo fácil de identificá-las e exemplos. Neste texto sobre o que é metáfora, você encontrará os tópicos abaixo.

Metáfora significa “transposição de sentido” na tradução de meta (algo) e fora (sem sentido), palavras que vêm do latim. É, portanto, uma comparação entre os sentidos de duas ideias, de modo que o significado delas possa ser transposto, porém de modo não explícito.

A diferença está em como fazem isso. Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

Para isso, na metáfora, usamos a linguagem figurada, que é aquela que não traz o significado literal, real, das palavras. Por essa razão, ela também é considerada uma figura de palavras, que são as figuras de linguagem que brincam com os sentidos das palavras.

Por exemplo:

  1. Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
  2. O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
  3. Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
  4. Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)

Metáfora visual refere-se ao uso dos termos para expressar algo pouco habitual, em mensagens visuais. A metáfora explora simultaneamente a semelhança e a diferença.

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.

METÁFORA: Figura de linguagem em que se faz a substituição do sentido natural de uma palavra por outro sentido, em virtude da semelhança que há entre o sentido natural e o figurado.

É a mudança do sentido comum de uma palavra por outro sentido possível que, a partir de uma comparação subentendida, tal palavra possa sugerir.

A diferença entre a metonímia e metáfora é que a metonímia utiliza um termo por outro pela relação de proximidade entre eles, enquanto a metáfora faz uma comparação entre dois termos. Exemplo de metonímia: Comprei Maisena para fazer o bolo.

Significado de Metaforicamente
advérbio De modo metafórico, por metáfora, pela transferência do sentido de uma palavra para outra. Em que há transferência de sentido: metaforicamente falando "o amor é o fogo que gela a alma". Etimologia (origem da palavra metaforicamente).