Como eliminar gordura no figado?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Felizmente, a gordura no fígado é tratável. Uma dieta saudável e equilibrada, que inclua alimentos naturais ricos em fibras, é fundamental para controlar a condição. Além disso, é importante reduzir o consumo de alimentos processados, gorduras, açúcares e álcool.

Os pilares principais do tratamento para gordura no fígado são focados na dieta saudável e na prática de atividades físicas, sendo raros os casos que o uso de medicamentos é necessário.

Confira algumas dicas de como eliminar gordura no fígado rápido:

  1. Interromper o uso de qualquer medicamento que possa estar provocando gordura no fígado.
  2. Perder peso.
  3. Controlar o diabetes ou diminuir os níveis de triglicerídeos.
  4. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  5. Realizar atividade física com frequência.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

Como desintoxicar o fígado: dieta, chás e outras opções

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Mas, pesquisas têm demonstrado que alguns sintomas são comuns em pacientes que apresentam gordura no fígado, são eles: Inchaço. Fraqueza. Fadiga/cansaço.

Um cidadão com 90 quilos precisaria enxugar apenas 4,5 quilos para começar a desfrutar das benesses. “Mas o ideal mesmo é perder 10% do peso em um período de seis meses”, esclarece a hepatologista Liana Codes, do Hospital Português da Bahia, em Salvador. O período mencionado pela médica tem sua razão de ser.

Caso o paciente esteja com um quadro de inflamação, que é o que chamamos de esteato-hepatite, o fígado poderá sofrer danos ao longo do tempo, entre 10 e 30 anos.

abacaxi

O abacaxi possui uma potente enzima chamada bromelina ajudando a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas. Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu fígado é manter o peso ideal e manter seu organismo hidratado.

Qual o melhor café da manhã para quem tem gordura no fígado?

  • Pão de fermentação natural e integral + ricota temperada + ovos mexidos + mamão papaia com aveia;
  • Bolo integral de banana + iogurte desnatado com sementes de linhaça e morangos picados.

Os alimentos que ajudam a manter a saúde do fígado costumam ser frutas e vegetais. Gorduras, alimentos ultraprocessados e frituras em excesso precisam ser eliminadas do dia a dia. Alimentos podem ajudar, mas também é possível manter o fígado em bom estado parando de fumar, praticando exercícios e tomando vacinas.

Pode sim ovos, tenha cuidados com alimentos com carboidratos simples, frutas com muita frutose, pois esses alimentos podem se transformar rapidamente em gordura!

O café reduz a fibrose em pessoas com hepatites e com esteatose – AASLD 2015. Estudo apresentado no AASLD comprova mais uma vez que o consumo de café está associado a um menor risco de desenvolver cirrose, de chegar ao câncer de fígado e obtém uma melhoria nos resultados dos exames relacionados a função hepática.

Mantenha uma dieta equilibrada
São eles: embutidos, bacon, frituras, carnes gordurosas, sorvetes, doces e açúcares em excesso. O ideal é dar preferência para as preparações com pouca gordura (cozidos, assados, grelhados e ao molho) e adotar uma alimentação saudável e equilibrada no dia a dia.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.