Como é uma sessão de constelação?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Em uma sessão de Constelação Familiar, você se senta em um círculo com seu terapeuta e um grupo de pessoas anônimas, onde cada um representa um membro da sua família escolhidos por você. Tudo o que é feito e falado no círculo sagrado é seguro e confidencial, então, não se preocupe. Essa é a hora de botar tudo pra fora.

A técnica funciona como um “teatro sem roteiro” onde o constelando (quem traz o tema) escolhe no grupo de pessoas que participam no dia (representantes) uma pessoa para ser o problema e uma pessoa para representar ela mesma.

Constelação familiar em grupo
Assim como na constelação individual, quando uma pessoa vai participar da dinâmica coletiva, o paciente diz no ouvido do constelador qual é a sua questão. Em seguida, o constelador pede a ele que escolha pessoas da plateia para simbolizarem seu círculo familiar.

Como funciona a terapia
De forma geral, neste tipo de abordagem, é utilizado um grupo de pessoas que não se conhece para substituir e assumir o papel de alguns membros da família da pessoa que está buscando achar uma solução para a dificuldade ou preocupação que apresenta.

A Constelação Familiar pode ser realizada com diferentes técnicas. Individualmente pode ser realizada com bonecos, com âncoras de solo ou através de visualizações.

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.

Escolha um assunto que seja emocionalmente importante e tenha claro o seu motivo para constelar um tema. Você vai passar a ver seu assunto/problema em outra perspectiva e pode, em geral, experimentar uma sensível tranquilidade em relação a antes da sua constelação.

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

Ou seja, a constelação familiar pode ser usada em quaisquer conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós), entre casais, entre pessoas com dificuldades de se relacionar, com problemas de saúde, dinheiro, emoções, entre outros.”

A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Pode durar de 5 minutos à 1 ou mais horas. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.

Assim, a constelação o ajuda a trazer uma nova consciência sobre o que pode ser trabalhado. Por isso, ela não atua como uma terapia e sim como uma luz sobre o que está acontecendo, e sobre o que você precisa agir para solucionar seus problemas.

Então, geralmente demora ainda um ano ou dois, até que a semente se desenvolva e o trem chegue a seu destino.

A constelação familiar serve para trazer à tona as dinâmicas inconscientes que levam à repetição de padrões autodestrutivos, autossabotagem, vitimização, entre outros.

Algumas pessoas fazem a Constelação Sistêmica e encerram o processo. Mas, muitos clientes fazem pacotes de 12 sessões de acompanhamento de terapias sistêmicas.