Qual é astro mais importante?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O Sol

O Sol, o mais importante astro em nosso pedaço do Universo, é uma massa cerca de mil vezes superior a de todos os planetas juntos. É tão denso, compacto, que as reações em seu núcleo produzem um formidável brilho. Já os planetas não tem luz própria e só podem ser vistos porque refletem a luz do Sol.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Sol. O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Considerado uma estrela média, o Sol tem diâmetro de, aproximadamente, 1,39 bilhão de km (109 vezes maior que a da Terra), e sua massa é cerca de 332.900 vezes maior do que a do nosso planeta.

O Sol e a Lua, ou o dia e a noite, o homem e a mulher, entre outras dimensões simbólicas são os astros mais importantes e que têm paralelismos ou similaridades em quase todas as civilizações. Representam, como os astros em geral, a consciência e uma dimensão superior à da Terra ou dos sentidos, uma elevação espiritual.

Os movimentos do Sol e da Lua, os dois astros mais importantes para o ser humano, são acompanhados desde sempre, pois eles trazem efeitos importantes sobre a vida na Terra.

No dia 03 de maio celebramos essa estrela fundamental para o planeta. Essencial para sobrevivência dos seres vivos, o astro rei do nosso universo é tão importante que tem uma data só dele, 03 de maio, onde se celebra o Dia do Sol!

NOSSO SISTEMA SOLAR: SOL; O ASTRO REI! O SISTEMA SOLAR É CONSTITUÍDO PELO SOL E POR UM CONJUNTO DE OBJETOS ASTRONÔMICOS QUE SE LIGAM AO SOL ATRAVÉS DA GRAVIDADE. ACREDITA-SE QUE ESSES CORPOS TENHAM SIDO FORMADOS POR MEIO DE UM COLAPSO DE UMA NUVEM MOLECULAR GIGANTE HÁ 4,6 BILHÕES DE ANOS ATRÁS.

O Sol é a presença central, a fonte da energia que permite a existência de seres vivos em nosso planeta, mas a Lua também desempenha um papel fundamental.

Os planetas principais pertencentes ao Sistema Solar são, por ordem crescente de distância ao Sol: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno (este último é um planeta cuja órbita não define o disco perpendicular ao eixo de rotação do Sol, pois é excêntrica e inclinada).

Lua é sinônimo de satélite natural ou planeta secundário. Trata-se de um corpo celeste que gira em torno de um planeta principal e não em torno de uma estrela.

Está localizado na Via Láctea, uma das galáxias que formam o Universo. São planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

A Terra é um planeta de composição rochosa, chamado de planeta telúrico, esse tipo de planeta é mais denso, diferem dos planetas gasosos como: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa. Sua atmosfera é formada por gases como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.

Via Láctea

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado.