O que é um cometa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Um cometa é um pequeno corpo gelado do Sistema Solar que, ao passar perto do Sol, aquece e começa a liberar gases, processo que é chamado de desgaseificação. Isso produz uma atmosfera visível ou coma e, às vezes, também uma cauda.

Cometas são corpos celestes de massa pequena e órbitas irregulares. São praticamente bolas de neve, rocha e poeira congeladas. Entre os cometas mais conhecidos está Halley. Sua irregularidade orbital os traz para muito próximo ao Sol e os jogam para além da órbita do planeta-anão Plutão.

Cometas possuem três partes principais: o núcleo, a cabeleira e a cauda - e são formados principalmente de rocha, poeira e gelo. Núcleo: todos os fenômenos que ocorrem no cometa têm origem a partir de seu núcleo. Ele é feito de gelo (um gelo bem sujo) e pode pesar de um quilo a algumas dezenas de toneladas.

Veja cinco deles:

  • Halley: possui uma órbita elíptica de 70 a 76 anos. Sua próxima passagem perto ao Sol será em 2061.
  • Hale-Bopp: sua órbita é elíptica. ...
  • McNaught: foi o primeiro grande cometa do século XXI. ...
  • Kohoutek: sua órbita é de período longo. ...
  • Hyakutake: foi o predecessor do Hale-Bopp.

O astrônomo diz que um cometa é uma grande rocha coberta de "gelo sujo", porque outros materiais estão embutidos em sua composição. No caso do E3, é o cianeto que concede a coloração esverdeada. Em geral, há também a presença de nitrogênio, gás carbônico e poeira.

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra, em seu movimento em torno do Sol, passa através da órbita de um cometa e atrai os resíduos que ele deixou para trás. Estas partículas cruzam o céu, penetrando na atmosfera. Por atrito com o ar, sofrem superaquecimento e evaporam-se, deixando um rastro luminoso.

Os cometas são resíduos de material que formou o Sistema Solar. Eles são os fósseis que os astrônomos utilizam para precisar seus conhecimentos e delimitar os modelos de formação do Sistema Solar.

A velocidade na qual os cometas viajam pode oscilar entre dezenas até centenas de milhares de quilômetros por hora. Alguns dos cometas mais velozes do Sistema Solar, a exemplo do cometa interestelar 2I/Borisov, atingem 175.000 km/h.

3.743 cometas

De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, existem atualmente 3.743 cometas conhecidos. Normalmente, os cometas têm cerca de três a cinco km de diâmetro, do tamanho de um vilarejo.

Na verdade, a direção na qual a cauda de um cometa aponta é determinada somente pelo vento solar, e não tem relação nenhuma com a direção que ele se move. O vento solar é um "sopro", por assim dizer, de radiação e partículas subatômicas emitidas pelo Sol.