O que é eclipse lunar?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.

Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua e bloqueia total ou parcialmente a chegada de luz até a superfície lunar. Ocorre ao menos duas vezes ao ano e se dá em fase de Lua cheia.

No caso de eclipse total, como o da madrugada, todo o corpo visível da Lua é obscurecido pela sombra da Terra, e nesse momento o satélite adquire uma tonalidade avermelhada, razão pela qual esse fenômeno é popularmente conhecido como “Lua de sangue”.

O eclipse de hoje traz a pressão de alguns planetas importantes e um tanto severos, portanto, eles indicam finalizações. Mas sua energia estará concentrada no início de algo que pode não ser exatamente o que desejamos. Plutão, Urano e Saturno envolvidos em qualquer situação sempre trazem algumas dificuldades.

Olhar diretamente para o Sol pode causar danos à visão
Podem haver danos permanentes para a visão de qualquer pessoa”. Também não é recomendável improvisar um filtro com uma chapa de raio x, como muitas pessoas acreditam. “O único improviso aceitável é usar filtro de soldador.

De modo geral, os eclipses ocorrem quatro vezes por ano (dois solares e dois lunares).

O eclipse ocorre quando um astro (sol, lua ou estrela) deixa de ser visível durante um período de tempo por causa da posição de outro corpo celeste. Isso quer dizer que os eclipses ocorrem quando um astro “entra na frente” do outro. É claro que isso vai depender da posição em que o observador está.

O "eclipse da crucificação" é descrito na Bíblia. A passagem diz que o Sol escurece durante o momento da morte de Jesus: "E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo", diz uma das traduções do Evangelho de Lucas.

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

A Lua azul aconteceu uma vez no ano de 2023, depois de dois anos de sua última ocorrência, em 2021. O fenômeno de 2023 pode ser considerado ainda mais raro do que a Lua azul habitual, porque tivemos, simultaneamente, a superlua.

Todo eclipse pode estar ligado a início de crises e mudanças bruscas, mas também pode reduzir a clareza e nos deixar mais emocionais —o que pode durar até seis meses depois do dia do eclipse!

Pode permanecer invisível ao olho nu o tempo que quiser ou aguentar, fazendo a luz atravessar o seu corpo, e não refletir sua imagem para os olhos das pessoas. Bioluminescência: Consegue tornar seu próprio corpo, ou partes dele brilhante, iluminando e criando feixes de luz que podem atrapalhar visões e clarear espaços.

O Eclipse Lunar é visto pela astrologia como um momento profundamente transformador que pode trazer mudanças abruptas e repentinas. Enquanto um Eclipse Solar abre o portal para novos começos e mudanças, um Eclipse Lunar revela energias que ajudam a completar uma jornada ou mudar o curso da vida.

ocorre quando a lua está longe da terra, tampando apenas o centro do sol. Já o eclipse solar parcial é o tipo de eclipse. mais comum, é aquele que tampa apenas uma parte do sol. E o eclipse solar híbrido, que é o mais raro.

Duração de um Eclipse do Sol. A duração de um eclipse total do Sol é muito pequena, nas circunstâncias mais favoráveis não é nunca superior a 7 minutos e 58 segundos em um lugar central. A duração de um eclipse parcial pode ultrapassar a 3 horas, em uma determinada região.