Quanto planeta tem o sistema solar?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O Sistema Solar é um conjunto formado por oito planetas e outros corpos celestes, que orbitam o Sol, a sua principal estrela. Está localizado na Via Láctea, uma das galáxias que formam o Universo. São planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Antes de mais nada: não existe um décimo planeta! Temos ainda no Sistema Solar nove planetas, e devemos nos dar por satisfeitos, porque se Plutão fosse descoberto hoje também não seria considerado um planeta.

Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

Ao incluí-los, o número pode chegar a até 10¹⁹ planetas. Até aqui, estamos falando de trilhões de possíveis planetas somente na Via Láctea.

Planetas do Sistema Solar

  • Mercúrio.
  • Vênus.
  • Terra.
  • Marte.
  • Júpiter.
  • Saturno.
  • Urano.
  • Netuno.

Júpiter

Sua descoberta foi divulgada na revista astronômica Astrophysical Journal no ano seguinte. Até hoje, o TrES-4 ocupa o posto de maior planeta já encontrado pela humanidade, sendo quase duas vezes maior que Júpiter. O gigante faz parte da constelação de Hércules e orbita um sistema solar com dois sóis.

Júpiter

Júpiter: Maior planeta do sistema solar, formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior. Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, conhecido pelos anéis formados por gelo e poeira cósmica.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa. Sua atmosfera é formada por gases como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas.

Plutão

Quando foi descoberto, Plutão foi considerado automaticamente um Planeta, e isso durou até que outros objetos semelhantes a ele fossem encontrados nas décadas subsequentes além da órbita de Netuno.

Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Desde a antiguidade, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno já são conhecidos, e a invenção do telescópio depois nos revelou Urano, Netuno, Plutão, além de diversas luas e o Cinturão de Asteroides.

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

A atual contagem da agência norte-americana indica que oito planetas fazem parte do sistema que orbita ao redor da estrela Sol.

Cinturão de Kuiper

Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.