Porque a Lua aparece de dia e o Sol não aparece a noite?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Ao contrário do nosso astro-rei, o Sol, a Lua não cria sua própria luz. Por isso, só podemos observá-la a noite quando a luz do Sol é refletida sobre sua superfície.

Simplesmente porque sua superfície de silicato reflete muito a luz do sol. Ao contrário do que nos acostumamos a pensar, a lua não é o oposto do sol: nada impede que ambos os astros estejam no céu ao mesmo tempo, dependendo do ângulo em que a Terra está virada.

Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.

Pergunta original: “Onde está a lua quando não é visível à noite?” Se você tem o céu límpido à noite, mas não consegue ver a lua… É porque ela está do lado da Terra em que é dia.

Explicação: Por que o globo gira, e o sol está "parado" no centro do sistema solar. A Terra gira em torno do seu próprio eixo e por isso existe dia e noite.

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

Somente em casos raros, como de grandes erupções vulcânicas, é que percebemos a Lua com uma coloração diferente. A Lua azul de 2023 foi, também, uma superlua. Ela pôde ser observada nos céus de todo o mundo no dia 30 de agosto. Esse fenômeno apresenta um forte significado religioso e místico.

Mas, para essa pessoa no Japão, a Lua estará se pondo no oeste, enquanto ao mesmo tempo, para alguém no Brasil, a Lua estará nascendo no leste, ou vice-versa.. Dependendo da fase da Lua, ela nasce em horários diferentes.

A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua.

A próxima superlua irá aparecer apenas em 2037.

Lua nova
Por essa razão, dizemos que a lua nova é invisível aos observadores que estão na superfície terrestre. Durante o dia, entretanto, é possível observar a sua presença no céu.

Porque só vemos o sol durante o dia? Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno. Esta luminosidade nos impede de ver as estrelas durante o dia.

Se a Lua desaparecesse
O lado bom é que as estrelas se acenderiam mais no céu. Mas nunca mais desfrutaríamos de eclipses solares nem lunares. Outra consequência desse sumiço seria o desaparecimento das marés nos oceanos e mares, causadas pela gravidade da Lua.

Você gosta quando chega a noite para poder observar as estrelas e a Lua no céu? Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Quando ocorre? Ocorre durante o verão das proximidades dos pólos do planeta, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita, fazendo a luz do sol atingir o globo de forma perpendicular sobre os pólos, com duração de seis meses em cada. No pólo sul acontece entre os meses de outubro e março.

Mas no espaço não há atmosfera, dizemos que lá é um vácuo. Como não há atmosfera, os raios do sol não são espalhados, e o espaço fica escuro.