Qual é a função da Lua?

Perguntado por: mfogaca2 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

Devido à gravidade, a Lua causa uma série de efeitos em nosso planeta. Apesar de a gravidade lunar ser mais fraca do que aquela da Terra, ela é intensa o suficiente para determinar a duração dos dias por aqui, as estações do ano, marés e mais.

A massa lunar também influencia o eixo de rotação da Terra. Sem a Lua as marés seriam irregulares e as estações do ano variariam abruptamente. Isso tudo causaria grandes problemas para os habitantes da Terra.

O Sol e a Lua exercem atração sobre a Terra, mas a influência lunar é maior, pois a Lua está mais próxima da Terra. A influência da Lua sobre a Terra movimenta as águas, provocando as marés. Na face da Terra voltada para a Lua, a água se avoluma formando uma onda.

A Lua e as marés
A maior responsável pela movimentação das águas dos oceanos é a Lua – nosso satélite natural. Sem o poder de atração que ela exerce sobre as águas, os oceanos e mares ficariam no mesmo nível.

A atração gravitacional da Lua afeta o ciclo das marés, influenciando os oceanos, mas não tem efeito nenhum sobre os líquidos e fluidos do corpo humano – mesmo levando-se em conta o fato de que somos feitos de 70% de água.

que acontece é que, à medida que a Lua circunda a Terra, alguma da sua força gravitacional atrai as águas dos oceanos, fazendo com que se movam para a frente e se acumulem por debaixo da Lua. A força não é muito forte, mas é suficiente para que a água se desloque.

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre. O valor de sua velocidade é suficientemente grande para que ela permaneça em órbita acompanhando a curvatura da Terra.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

De acordo com o professor, a força da atração gravitacional entre os dois, impede que a Lua saia pela tangente, permanecendo em órbita. "É como se a cada momento a Lua tentasse escapar um pouco e a força a atraíssse de volta para a trajetória".

Estrutura e Composição
A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.

A influência da Lua sobre a Terra movimenta as águas, provocando as marés. Na face da Terra voltada para a Lua, a água se avoluma formando uma onda. Essa onda resulta na maré alta. À medida que a Terra gira e a Lua se move ao redor dela, as marés também mudam.

A lua, diferente de mim e do sol, não tem luz própria. A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua. Mas o sol, mesmo com esse brilho todo, não consegue iluminar a lua por inteiro.

1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.

Assim, as marés surgem decorrentes dessa atração gravitacional que a Lua exerce nas águas dos oceanos, e, em uma menor escala, da atração gravitacional o Sol exerce sobre os oceanos; sabendo também que a Terra atrai a Lua, a Lua igualmente atrai a Terra, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentidos opostos ...