Qual é a Lua mais rara do mundo?

Perguntado por: agois4 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

A Lua azul é rara porque não é comum termos a ocorrência de duas Luas cheias em um mesmo mês. Isso somente acontece em intervalos de tempo que podem variar entre dois e três anos, em função do tempo do ciclo lunar.

A Lua azulada é mais rara, e ocorre quando é observada com a presença de partículas de poeira de maior dimensão na atmosfera da Terra, enquanto a lilás pode ser o resultado de uma combinação de diferentes efeitos.

De acordo com o observatório nacional, a "Lua Azul" acontecerá nesta quarta-feira (30) e chegará ao seu ponto mais próximo em relação à Terra muito provavelmente às 22h36 (horário de Brasília) — a aproximadamente 357.181 km de distância.

Lua Azul: apelido dado à segunda lua cheia que acontece em um mesmo mês. Por ser apenas uma referência ao calendário, não tem de fato uma relação com alguma alteração de cor ou aparência do satélite.

A segunda superlua do ano é também a segunda Lua cheia de agosto e por isso recebe "azul" como nome complementar, apesar de não sofrer alteração de cor. O fenômeno já é avistado ao redor do mundo. Ela recebe esse nome porque está em seu perigeu, período em que se aproxima da Terra e parece maior e mais brilhante.

A Lua aparecerá como azul se pequenas partículas no ar como fumaça ou poeira "dispersarem" os comprimentos de onda vermelhos de luz.A primeira Superlua deste ano foi em julho, enquanto a quarta e última será em setembro.O planeta Saturno também fará uma aparição ao lado da Superlua Azul.

O Festival da Lua Verde, comemorada a cada ano em San Andrés, é uma expressão da cultura desta região do Caribe. Durante este evento há shows de bandas musicais de países como Jamaica e Haiti.

O fenômeno poderá ser visto novamente na noite entre 31 de agosto e 1º de setembro, só que em menor intensidade. Embora a Lua possa ser observada desde que aparece no horizonte até a alta madrugada, há um momento exato para vê-la em seu máximo esplendor.

14/06/2022 04h00. Na noite desta terça-feira (14), haverá a chamada Superlua de Morango, que nada mais é que uma Lua Cheia, o que faz com que nosso satélite apareça maior e mais brilhante no céu. A referência ao "Morango" no nome não tem relação com a cor ou o formato da fruta.

Cerca de 25% de todas as Luas cheias são superluas, mas apenas 3% das Luas cheias são também Luas azuis, diz a Nasa. O tempo entre as superluas azuis varia — pode demorar até 20 anos entre uma e outra —, mas em geral a média é de 10 anos. As próximas superluas azuis ocorrerão apenas em janeiro e março de 2037.

A próxima superlua azul só poderá ser vista em 2037. Um fenômeno brilhante que pôde ser refletido nas águas do rio Branco. A superlua azul atraiu dezenas de curiosos de todas as idades para testemunhar o satélite natural na noite desta quarta-feira (30) na Orla Taumanan, no Centro de Boa Vista.

A noite desta quarta-feira (30) será de Superlua Azul. A Blue Moon - termo utilizado para a segunda lua cheia do mês - terá, hoje, uma versão maior e mais brilhante.