O que são astros?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Um objeto astronômico, objeto celeste, objeto estelar ou corpo celestial é uma entidade, associação ou estrutura física de ocorrência natural que existe no universo observável. Na astronomia, os termos objeto e corpo são frequentemente usados de forma intercambiável.

Este conceito refere-se a um corpo celeste: um objeto astronômico individual que está no céu. Os astros, desta forma, são corpos celestes que têm uma forma definida. A variedade de astros é imensa e é organizada através de diferentes classificações de acordo com suas características e tamanho. Um planeta é um astro.

Os astros LUMINOSOS são astros que possuem luz própria, esses astros são chamados de ESTRELAS. Os astros ILUMINADOS são aqueles que não possuem luz própria, eles são iluminados pelo Sol. Os principais astros iluminados são os planetas e os satélites.

OS ASTROS DO UNIVERSO
descreve uma órbita em volta da estrela. Em sua superfície podem estar presentes grandes quantidades de gases. A diferença entre planeta e outros astros, como as estrelas, é que o primeiro é um astro iluminado, não possui luz própria e gira ao redor de uma estrela.

O Sistema Solar é o conjunto de corpos celestes localizado no braço externo da Via Láctea, tendo como seu astro principal o Sol. Esses corpos celestes não são apenas os planetas mas também seus satélites, corpos congelados como cometas, asteroides, meteoroides, planetas anões, entre outros.

A Terra é um planeta de composição rochosa, chamado de planeta telúrico, esse tipo de planeta é mais denso, diferem dos planetas gasosos como: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Está localizado na Via Láctea, uma das galáxias que formam o Universo. São planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Planetas: são astros sem luz própria que giram ao redor de uma estrela. Os Planetas são divididos em rochosos e gasosos (formados de metano, hélio, hidrogênio e amônio). A Terra é um exemplo de planeta rochoso. E Júpiter é um exemplo de planeta gasoso.

O Sol e a Lua, ou o dia e a noite, o homem e a mulher, entre outras dimensões simbólicas são os astros mais importantes e que têm paralelismos ou similaridades em quase todas as civilizações. Representam, como os astros em geral, a consciência e uma dimensão superior à da Terra ou dos sentidos, uma elevação espiritual.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa. Sua atmosfera é formada por gases como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.