Qual a importância dos astros para os seres humanos?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
/ 5 9 votos

Além de ensinar nossos antepassados a entender os ciclos climáticos, a observação dos céus foi crucial em outro ponto importante na história humana: as navegações. "Muitas navegações e métodos de navegação importantes na história foram guiados pelas estrelas", afirma Schappo.

A astronomia nos permite responder a grandes questões: onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. E o saciar da curiosidade inerente à espécie humana de entender o Universo produz também conhecimento básico para a descoberta de tecnologias e serviços essenciais em nosso dia a dia.

Os astros ou as alegadas constelações da chamada astrologia em nada influenciam nossa vida. Já a Terra, nosso planeta, que é um astro, influencia porque é o nosso ambiente. O Sol também influencia com sua luz e através de outros elementos que a estrela irradia.

O conhecimento sobre os astros era utilizado para contar o tempo e navegar, construir narrativas, erguer sociedades e até mesmo compreender a relação entre homem e universo.

O Sol

O Sol, o mais importante astro em nosso pedaço do Universo, é uma massa cerca de mil vezes superior a de todos os planetas juntos. É tão denso, compacto, que as reações em seu núcleo produzem um formidável brilho. Já os planetas não tem luz própria e só podem ser vistos porque refletem a luz do Sol.

O Sol é a presença central, a fonte da energia que permite a existência de seres vivos em nosso planeta, mas a Lua também desempenha um papel fundamental.

Do ponto de vista científico, a astrologia continua sem indícios amplos de que apresente qualquer efeito consistente na vida das pessoas, se enquadrando mais como doutrina espiritual do que científica. A astronomia, no entanto, nunca esteve tão próxima de uma explicação astrológica quanto agora.

O Sol e a Lua, ou o dia e a noite, o homem e a mulher, entre outras dimensões simbólicas são os astros mais importantes e que têm paralelismos ou similaridades em quase todas as civilizações. Representam, como os astros em geral, a consciência e uma dimensão superior à da Terra ou dos sentidos, uma elevação espiritual.

Para cada movimento dos astros, é possível adequar uma prática da agricultura, tais como podação, plantio, colheitas e transplantes.

Na Astronomia, astro é o nome dado aos corpos celestes que orbitam no espaço. No entanto, no que diz respeito à Astrologia, os astros possuem o mesmo significado que os planetas. São eles: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.