Por que ocorre a Lua Azul?

Perguntado por: edias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Admiradores de fenômenos da natureza poderão visualizar, nesta quarta-feira (30), a Lua Azul. O evento, que ocorre quando há repetição de duas luas cheias em um único mês, poderá ser visto a olho nu, caso as condições meteorológicas estejam favoráveis. "Isso ocorre porque o ciclo lunar é menor que o nosso calendário.

Características da Lua azul
A Lua azul nada mais é do que a segunda Lua cheia que ocorre dentro de um período de 30 dias. Diz-se que, caso uma Lua cheia aconteça no primeiro ou segundo dia do mês, existe uma grande possibilidade de uma nova Lua cheia aconteça antes de o mês se encerrar, sendo essa a Lua azul.

Máximo Ferreira explica que “a atmosfera da Terra altera-se por várias razões”, nomeadamente por “variações de temperatura” e depois “há gotas de água que absorvem comprimentos de onda e a luz que chega cá é diferente de umas vezes para as outras e, portanto, a Lua pode parecer-nos ter uma cor ou outra”.

22h36

Na maioria dos estados do Brasil, o clima é desfavorável para observar a lua azul. De acordo com o observatório nacional, a "Lua Azul" acontecerá nesta quarta-feira (30) e chegará ao seu ponto mais próximo em relação à Terra muito provavelmente às 22h36 (horário de Brasília) — a aproximadamente 357.181 km de distância.

A superlua azul ocorre a partir da junção de dois fatores: a lua cheia e o perigeu. O perigeu é quando a distância entre a lua e a Terra é menor do que 360 mil km. Quando isso acontece, a lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

A Superlua ocorre quando a Lua está na fase cheia e no ponto de maior proximidade com a Terra. Ouça o texto abaixo em aúdio! Ocorre o fenômeno da Superlua quando esse satélite natural ocupa a posição de maior proximidade com a Terra, apresentando-se aproximadamente 15% maior e com cerca de 30% a mais de luminosidade.

Hoje em dia o nome é usado em referência a segunda Lua cheia do mês, evento que acontecer em um intervalo de dois anos. No entanto, no passado, já houve momentos em que o satélite realmente pareceu ter uma coloração azulada. Isso aconteceu duas vezes: em 1883 e 1951.

O ciclo lunar tem duração de, aproximadamente, 29 dias e corresponde ao tempo que a Lua demora para realizar uma volta ao redor do planeta Terra. Neste mês de Agosto, do ano de 2023, seremos capazes de testemunhar um evento astronômico raro: A Superlua Azul.

Aproveite para cuidar de seu corpo e mente, buscando atividades que promovam o equilíbrio e o bem-estar. Durante esta superlua cheia, você pode sentir uma necessidade de se conectar com sua criatividade e expressão pessoal. Use essa energia para explorar novos hobbies ou projetos artísticos, e permita-se se divertir.

Como assistir a Lua Azul pelo YouTube

  1. 1º passo: entre no canal The Virtual Telescope Project por meio deste link e procure pela aba “ao vivo”; ...
  2. 2º passo: com a aba aberta, procure pela primeira transmissão da lista; ...
  3. 3º passo: para não esquecer do compromisso, lembre-se de ativar a notificação.

Por que a 'Lua Azul' é tão rara? O fenômeno só acontece quando duas luas cheias acontecem dentro do mesmo mês, em que a segunda superlua leva esse nome.

ocorre quando a lua está longe da terra, tampando apenas o centro do sol. Já o eclipse solar parcial é o tipo de eclipse. mais comum, é aquele que tampa apenas uma parte do sol. E o eclipse solar híbrido, que é o mais raro.

O halo solar e o lunar são círculos luminosos formados ao redor do Sol e da Lua, respectivamente, como resultado de reflexões e refrações sofridas pela luz no contato com cristais de gelo. Denomina-se de halo qualquer arco luminoso formado ao redor de uma fonte de luz.