O que a ciência diz sobre Constelação Familiar?
A constelação familiar mira resolver conflitos que são herdados de gerações passadas. A dinâmica pode ser feita em grupo ou individualmente e é guiada por um facilitador chamado de constelador, que não necessariamente é formado em psicologia. A prática não tem comprovação científica.
O que tem por trás da Constelação Familiar
A constelação familiar busca acessar o campo morfogenético a fim de identificar qual é o emaranhamento que acomete o sistema familiar do cliente. Ao acessar o campo energético, é possível ter entender as dinâmicas que fazem parte do sistema familiar.
O que a ciência fala sobre Constelação Familiar
A constelação familiar é uma pseudociência, e não bastasse ela ocupar o lugar de práticas sabidamente efetivas, e, desse modo prejudicar aqueles que realmente precisam de tratamento terapêutico-psiquiátrico, ela ainda pode piorar a situação mental dos pacientes com crenças infundadas, especialmente daqueles pacientes ...
O que diz o Conselho Federal de Psicologia sobre as constelações familiares
Leis e Resoluções relacionadas. Nota CRP-PR 03/2022 – orienta e recomenda a não utilização das constelações familiares no exercício profissional da Psicologia (Nota Técnica revogada pela Portaria nº 085/2023, de 06 de março de 2023).
É seguro fazer Constelação Familiar
A técnica é perigosa? A constelação familiar, assim como qualquer outra técnica holística e/ou terapia, não é perigosa. O que é perigoso são os profissionais não qualificados que existem em todas as profissões.
Qual o lado da mãe na Constelação Familiar
A constelação familiar vê a mãe (e o pai) como pessoas. Não se trata de uma mãe ou pai ideais. Também não tem nada a ver com o que puderam dar ou o que retiraram. Tomar a mãe é concordar com um fato, reverenciar a vida que veio por meio dela.
Qual o lado do pai e da mãe na Constelação Familiar
O pai nos leva para o mundo e nos apresenta oportunidades. Um pai e uma mãe se complementam e a concepção precisa destes dois papéis. Segundo Bert Hellinger, dentro do sistema familiar, o homem e a mulher têm prioridades iguais, eles criam a família juntos e eles são equivalentes.
O que é constelação familiar tem a ver com espiritismo
A Constelação Familiar é uma técnica de representação espacial das relações humanas, que permite identificar, de forma breve e vivencial, a causa das desordens e conflitos que experimentamos no âmbito familiar, profissional, dos relacionamentos e da saúde.
Para quem é indicado a constelação familiar
Ou seja, a constelação familiar pode ser usada em quaisquer conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós), entre casais, entre pessoas com dificuldades de se relacionar, com problemas de saúde, dinheiro, emoções, entre outros.”
Quem criou o método da constelação familiar
Bert Hellinger
Anton "Suitbert" Hellinger (Leimen, 16 de Dezembro de 1925 – Bischofswiesen, 19 de Setembro de 2019), conhecido simplesmente como Bert Hellinger, foi um auto intitulado "psicoterapeuta" alemão, não tendo nenhuma formação na área de psicologia, e inventor da pseudociência conhecida como constelação familiar.