Como é que se brinca de batata quente?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Os participantes devem estar em círculo, podem estar sentados ou em pé. Todos podem cantar juntos a música, enquanto passam a batata para a pessoa que está ao lado. Quando a música terminar, quem está com a batata na mão, sai da brincadeira. Ganha quem ficar por último.

Uma pessoa fica fora da roda, fecha os olhos e canta: Batata-quente, quente, quente... (repete quente quantas vezes quiser). Enquanto isso os participantes da roda estão passando a bola para a pessoa ao lado, enquanto durar a música. Quando a criança disser: queimou!

Objetivo da brincadeira batata quente
O objetivo é não ser “queimado” com a batata na mão. Para isso, as crianças precisam se concentrar bastante e coordenar os seus movimentos para passar a bola na hora certa e o mais rápido possível. É assim que a habilidade estimula o pensamento e reflexos rápidos.

Se enfileiram lateralmente e o responsável por contar se distancia do resto do grupo, fecha os olhos e fala “Batatinha frita 1, 2, 3”. Enquanto isso os demais participantes correm em direção a pessoa que está contando. Ao abrir os olhos todos os outros participantes devem ficar estátuas.

Nela, um dos participantes é escolhido para comandar a brincadeira, enquanto os outros formam uma reta, um ao lado do outro. A criança escolhida dará orientações aos colegas com as palavras “morto” e “vivo”. Quando ouvirem “morto”, os participantes deverão se agachar, ao ouvirem “vivo”, deverão se levantar.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

As brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil. É por meio delas que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Elas contribuem para uma formação completa, englobando os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

Local: Onde se possa correr. Antes de começar o jogo, um participante deve ser designado como o “pegador” (“perseguidor”). O “pegador” fecha os olhos e conta até dez enquanto os outros jogadores se dispersam. A brincadeira começa quando o “pegador” corre atrás dos outros, que tentam evitar serem apanhados.

Descrição: Os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó.

Sem muito spoiler, o nome original Squid Game, se refere a um jogo infantil sul-coreano popular.

Essa brincadeira surgiu da tradicional brincadeira 1,2,3. TAMARÉ. Um Aluno será o chefe da batatinha frita e ficará virado de costas (ou de olhos fechados) em uma linha.