Como é o sarampo em crianças?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O diagnóstico do sarampo e rubéola é realizado mediante detecção de anticorpos IgM no sangue, na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até 4 semanas após o aparecimento do exantema. Amostras coletadas entre o 1º e o 28º dia do aparecimento das erupções são consideradas amostras oportunas.

4. Quando deve-se suspeitar de sarampo? Suspeita de sarampo, independe da idade, se já foi vacinado, se é imunossuprimido etc., apresentando os sintomas (quadro de febre, exantema, coriza e/ou tosse e/ou conjuntivite), deve-se considerar caso suspeito e deve ser notificado e tratado como tal.

O exantema pode durar de 4 a 7 dias e, em alguns casos, é seguido de descamação furfurácea (a pele que se desprende tem uma forma semelhante a farinha). A febre dura, em geral, até o 3º dia do aparecimento do exantema e sua permanência após este período (terceiro dia de exantema) pode indicar complicações da doença.

Quadro clínico de sarampo
Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de 2019, o quadro clínico do sarampo é dividido em três fases bem definidas: período prodrômico ou catarral; período de estado ou exantemático; período de convalescença ou de descamação furfurácea.

falta de apetite; – mal-estar intenso. Nesse período podem ser observadas, na parte interna das bochechas, manchas brancas que são características da doença. Em 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.

Não existe um tratamento que cura o sarampo. A criança deve ficar de repouso até que o ciclo de vida do vírus chegue ao fim. Para ajudar a criança, é possível: Dar medicamentos para abaixar a febre (por exemplo, paracetamol ou ibuprofeno)

O sarampo é uma doença grave capaz de evoluir para complicações que podem até mesmo levar à morte. Dentre as complicações, podemos citar a pneumonia e a encefalite. Vale destacar que essas podem também deixar sequelas, como surdez, redução da capacidade mental, cegueira e retardo no crescimento.

O rash dura aproximadamente 5 dias, com desaparecimento progressivo das lesões na mesma ordem de aparecimento. Pode haver descamação furfurácea na fase resolutiva. O tempo total de doença (pródromos e exantema) é de aproximadamente 7 dias.

Se o seu filho tiver contraído sarampo, você deve mantê-lo em casa, longe da escola ou creche. Sobretudo, certifique-se de que ele fique longe de outras crianças e grávidas que possam não ter sido imunizadas contra a doença. A única forma de prevenção da doença e bloqueio da progressão dessa epidemia é a vacinação.