Como é feito o plástico a partir do petróleo?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

O petróleo pode se transformar em plástico através do refino do óleo das refinarias, onde surge a nafta, dando origem as petroquímicas que utilizam a nafta e a parafina em diversos tipos de matérias, entre eles o plástico.

Os plásticos são produzidos através de um processo chamado polimerização que une as pequenas partes de monômeros a fim de formar as grandes cadeias de polímeros. Alguns destes materiais são desenvolvidos a partir do petróleo, já outros são constituídos através de matérias-primas renováveis.

A extração dos resíduos se dá através de um processo chamado pirólise, onde se é obtido uma espécie de óleo. Este plástico, primeiro triturado, é colocado em um grande cartucho, que é aquecido para se transformar em gás, e depois volta a ser resfriado na água. O petróleo resultante é separado ao emergir à superfície.

Os plásticos são subprodutos da indústria de petróleo, derivados tanto do óleo, pela extração de matérias-primas durante o processo de refino do petróleo bruto, quanto do gás natural.

petróleo

Mas afinal, qual é a matéria-prima do plástico? Geralmente, é o petróleo e o gás natural, que são recursos fósseis. Esses materiais são refinados para a produção de compostos químicos, como etileno e propileno — que são usados para a fabricação de monômeros que compõem os polímeros do plástico.

Extracted crude oil. Petróleo e gás natural são matérias-primas para cerca de 99% dos plásticos.

De modo geral, um processo de fabricação de plástico pode ser simplificado da seguinte forma:

  • Preparar a matéria-prima.
  • Realizar os processos de polimerização.
  • Processar os polímeros em resinas (grãos).
  • Fabricar produtos com formatos e características necessárias..

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Além disso, uma importante característica do plástico é manter a sua forma após a moldagem.

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um composto derivado do bagaço de cana que pode substituir o petróleo na fabricação de plásticos.

O uso de materiais plásticos tem suas desvantagens, como a poluição causada pelo seu descarte, que é um dos grandes desafios da atualidade. São necessários pelo menos 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha e desapareça do meio ambiente.