Como era a vida antes do uso do plástico?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Origem do Plástico – Antes do surgimento do plástico, os materiais eram produzidos em baixa escala, de forma artesanal e com um custo mais elevado. Utilizava-se como matéria-prima o vidro, argila e barro, para a produção de variados objetos.

Nas décadas de 1960 e 1970, os consumidores ansiavam por plásticos para substituir os materiais tradicionais porque eram mais baratos, versáteis, higiênicos e fáceis de fabricar.

Foi na Exposição Internacional de Londres de 1862 que o inglês Alexandre Parkes apresentou a "parkesina", precursora da matéria plástica - uma resina feita de celulose, flexível, impermeável à água, que podia ser moldada quando aquecida e mantinha a forma quando resfriada. Uma boa substituta da borracha.

Apelidado de “Parkesina”, o Nitrato de Celulose tornou-se a base para uma das maiores invenções de todos os tempos. O Nitrato de celulose (o início da história do plástico) é um composto formado por ácido nítrico em altas concentrações e celulose extraída da madeira.

Capaz de agregar bem-estar e versatilidade ao dia a dia das pessoas no mundo inteiro, trazendo inovações em diversos campos, desde a medicina até a construção, o uso do plástico revolucionou hábitos. Definitivamente, não é nenhum exagero tratar esse material como um dos mais importantes no planeta.

Antes mesmo do início da Revolução Industrial, já existiam indícios de poluição e de lançamento de detritos nos corpos d'água e o lixo produzido era composto principalmente por sobras de alimentos (FAGUNDES; MISSIO, 2021).

1862

Já o primeiro plástico surgiu em 1862 com Alexander Parkes que buscava um material capaz de substituir a borracha, matéria-prima utilizada em diversos produtos da época.

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Além disso, uma importante característica do plástico é manter a sua forma após a moldagem.

Entre os anos 40 e 50, com a Segunda Guerra Mundial, a produção de plástico nos Estados Unidos decolou de vez. Pois o material inovador era necessário para diversas funções e setores na sociedade e no campo de batalha.

O estudo sugere que a superfície do planeta, tanto sua terra firme como os oceanos, está sendo alterada notavelmente pela produção destes materiais de longa duração fabricados pelos seres humanos, e como consequência estamos entrando em uma autêntica 'Idade ou Era de Plástico'.

Início da produção de material plástico no Brasil
Em 1949 foi inaugurada a primeira fábrica de poliestireno, a Bakon S.A, em São Paulo. A comercialização de poliestireno foi de alto impacto e, no início dos anos 60, Lambert desenvolveu o processo para moldagem de poliestireno expandido.

Aproximadamente 8 milhões de toneladas de plástico são descartados em nossos oceanos anualmente, desequilibrando o ecossistema marinho de várias formas, como: O plástico degrada-se em partículas menores, que são ingeridas por peixes e outros animais e aves marinhas.