Como é que o plástico é feito?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os plásticos são produzidos através de um processo chamado polimerização que une as pequenas partes de monômeros a fim de formar as grandes cadeias de polímeros. Alguns destes materiais são desenvolvidos a partir do petróleo, já outros são constituídos através de matérias-primas renováveis.

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado.

O plástico é formado a partir do petróleo, que é constituído por uma mistura de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (ricos em carbono e hidrogênio).

O petróleo pode se transformar em plástico através do refino do óleo das refinarias, onde surge a nafta, dando origem as petroquímicas que utilizam a nafta e a parafina em diversos tipos de matérias, entre eles o plástico.

Usados em embalagens alimentícias, embalagens cosméticas, sacolas plásticas de mercado, garrafas, canetas, vidros, tampas, talheres, frascos, copos, bandejas, pratos, filmes para a produção de tubetes, filamentos de impressão 3D, dispositivos médicos, tecidos não-trançados.

Leo Hendrik Baekeland

Leo Hendrik Baekeland, considerado o pai da indústria do plástico, criou a baquelite, primeira resina totalmente sintética criada a partir de uma mistura de fenol e formaldeído.

De modo geral, um processo de fabricação de plástico pode ser simplificado da seguinte forma:

  • Preparar a matéria-prima.
  • Realizar os processos de polimerização.
  • Processar os polímeros em resinas (grãos).
  • Fabricar produtos com formatos e características necessárias..

Como suposição, sem plástico nunca teríamos sido capazes de evoluir tão rápido em termos de tecnologia. Por consequência, ao não utilizar plástico, a tecnologia seria bem mais cara, os aparelhos eletrónicos seriam mais pesados e os portáteis não seriam tão portáteis quanto o são hoje

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um composto derivado do bagaço de cana que pode substituir o petróleo na fabricação de plásticos.

Convertendo Plástico em Petróleo Bruto
Usando sacos de polietileno de alta densidade de varejistas locais e alimentando-os em uma unidade de pirólise, eles foram capazes de criar óleo cru plástico (PCO). Como resultado, eles destilaram o PCO para fabricar gasolina e dois tipos diferentes de diesel.