Como saber se vou receber parcela atrasada do auxílio Brasil?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem ou ligando para o atendimento da Caixa exclusivo para questões do Auxílio Brasil pelo telefone 111.

É possível consultar o direito ao Auxílio Emergencial Retroativo pelo site da Dataprev. (veja mais abaixo). Lá, o benefeciário pode fazer a consulta e saber se tem direito ao Auxílio Emergencial ainda em 2023.

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que vão à Justiça pela concessão ou revisão de um benefício previdenciário como aposentadoria, pensão ou auxílio têm direito de receber os valores retroativos, chamados de atrasados.

Pessoa que recebe benefício da previdência social brasileira.

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “regularização de pagamento”; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Segundo o relato de famílias desbloqueadas, apesar do dinheiro não ter caído na conta no Caixa Tem, já é possível retirar o valor do benefício de Junho e de parcelas retroativas aos meses de abril e maio pessoalmente com o cartão do programa.

Para saber quando irá receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deve verificar o dígito final do seu NIS (Número de Identificação Social), no cartão do benefício ou fazendo uma consulta do CadÚnico, informando o CPF. Feito isso, basta verificar no calendário abaixo a data prevista para o dinheiro ser depositado.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço https://cadunico.dataprev.gov.br/ ...

Os valores pendentes foram depositados na conta da poupança social da Caixa, em parcela única, no dia 13 de janeiro de 2022 – a mesma conta em que o auxílio foi pago nos anos anteriores.

Retroativo do Auxílio Emergencial não será pago
Apesar da seção do Auxílio Emergencial continuar no portal gov.br, não existe mais pagamento para o benefício gerado durante a pandemia, sendo completamente substituído por outros programas do governo Lula (PT).

Nesse caso, o retroativo nada mais é do que o pagamento referente a esse intervalo. A remuneração dos atrasados do INSS, portanto, se deve ao segurado que, mesmo tendo reunido as condições mínimas para receber seu pagamento, acabou não o recebendo no momento devido.