Quanto tempo para desbloquear o Bolsa Família depois de atualizar?

Perguntado por: lbotelho2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

O prazo de desbloqueio do benefício é de, em média, 90 dias.

90 dias

Também vale destacar que o cancelamento do Bolsa Família acontece com aviso ao beneficiário. A pessoa será informada por mensagem no extrato bancário ou poderá consultar sua situação por meio do aplicativo do programa. Caso o pedido de desbloqueio seja aprovado, o prazo é, em média, de 90 dias.

Segundo o Ministério da Cidadania, para o beneficiário voltar a receber o auxílio, a atualização cadastral deve ser feita no prazo de até 180 dias após o cancelamento. Depois da atualização do cadastro, as informações serão avaliadas pelo sistema.

Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Para que o Auxílio Brasil bloqueado recebe atrasado é necessário que o erro não tenha sido seu, mas sim do sistema, e deve haver uma comprovação disso de que o erro foi do sistema para haver o resgate do dinheiro e que venham intervir para fazer o seu pagamento retroativo das parcelas.

Quanto tempo leva para desbloquear? Normalmente, o setor responsável pela análise dos documentos da família tem 30 dias para informar se o benefício será desbloqueado ou não.

Bolsa Família bloqueado recebe retroativo? A boa notícia para quem teve o Bolsa Família bloqueado em 2023 é que recebe atrasado. Se o benefício foi travado por estar com o cadastro atualizado, o cidadã deve buscar o atendimento do CRAS da cidade, com os documentos pessoais, e atualizar o Cadúnico.

Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento.

Assim como o aviso de que a família estava no processo de averiguação unipessoal, o governo informa no extrato de pagamento do aplicativo Bolsa Família, no app Caixa Tem e no Portal Cidadão se o benefício foi desbloqueado após atualização cadastral.

até uma unidade de atendimento do cadastro único para corrigir algum problema em seus dados já. o cancelamento é quando o beneficiário é retirado do programa social perdendo totalmente o direito ao benefício Então essa família por exemplo ela tá com a parcela referente ao mês de abril bloqueada.