Como é feito o pagamento do empréstimo do FGTS?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

O empréstimo do saque-aniversário é descontado diretamente das futuras parcelas do FGTS, que cairiam na conta no seu mês de aniversário. Por exemplo, se você optar por fazer a antecipação de 4 parcelas, nos próximos 4 anos o valor será descontado do seu saldo FGTS, no mês do seu aniversário.

Como é pago o empréstimo FGTS? No empréstimo consignado o pagamento das parcelas da dívida é feito por meio do desconto em folha de pagamento. Ou seja, a quitação está diretamente atrelada ao salário do tomador. Recorrer ao FGTS do consignado é uma alternativa para se precaver, em caso de demissão.

Como pagar as parcelas de antecipação do saque-aniversário? O pagamento das parcelas de antecipação do saque-aniversário são feitas automaticamente, descontadas do FGTS no mês de aniversário do trabalhador, não sendo necessário pagar boletos ou outras cobranças.

Sim, após a contratação o valor referente ao seu Empréstimo com FGTS fica bloqueado e vai ser utilizado no pagamento das parcelas. Ou seja, ano a ano, no mês do seu aniversário, até o fim do seu contrato de empréstimo o valor correspondente à parcela será repassado da Caixa para o banco parceiro, de forma automática.

Você pode usar o dinheiro como quiser. Pessoas que estão com o nome sujo conseguem contratar o empréstimo FGTS. É possível pagar dívidas e limpar o nome com o valor do empréstimo. O valor do empréstimo FGTS cai rapidamente na conta, geralmente em até 24 horas.

Sim. Você pode fazer a antecipação de parcelas e até mesmo quitar o seu contrato de Empréstimo FGTS no momento que desejar. Para isso, você precisa entrar em contato com o nosso banco parceiro, Digio ou Original, e solicitar a antecipação.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

“A antecipação é um empréstimo e, por isso, deve ser usada de forma consciente.” A taxa de juros desse tipo de empréstimo vai de 1,49% a 1,89% ao mês nos grandes bancos.

O Banco BV antecipa FGTS sendo a melhor opção para antecipar as parcelas do saque-aniversário. Nessa modalidade é possível um empréstimo para negativado liberado na hora sem grandes dificuldades e pode ser o melhor banco para antecipar FGTS.

Dá pra fazer essa alteração após 2 anos de contratação do empréstimo, conforme regras do FGTS, desde que você não tenha nenhum contrato de empréstimo com o saldo do seu fundo de garantia. Se você tiver um contrato de Empréstimo com FGTS em aberto, só vai poder retomar o Saque Rescisão depois da quitação do contrato.