Como é feita a vasectomia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
/ 5 13 votos

Como é feita a vasectomia? O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.

O escroto ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.

Sim. Existem dois principais caminhos para a obtenção da gravidez: reversão da cirurgia e punção testicular para uso em Fertilização in Vitro. O primeiro caminho é a reversão da vasectomia, principalmente para casos nos quais os homens fizeram a cirurgia de reversão há pouco tempo.

De oito anos a 15, as chances de sucesso são 79%. Acima de 15 anos de procedimento, as chances ficam em 71%. A reversão da vasectomia é feita a partir de uma cirurgia minuciosa e delicada. Os ductos cortados durante a esterilização são religados.

Desvantagens da vasectomia
A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez. A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.

Devo tomar algum cuidado após a Vasectomia? É necessário sempre um acompanhante para voltar para casa após a cirurgia. Não pode voltar dirigindo. É necessário também, usar uma cueca especial, durante 1 semana (saqueira).

É possível engravidar após vasectomia? A resposta é sim, existem alternativas de reversão da cirurgia ou técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV). Vamos apresentar cada uma delas neste post e o que é preciso considerar para tomar essa decisão.

Devido a isso, a vasectomia é considerada, entre os especialistas, o método contraceptivo mais eficaz, quando comparado à laqueadura. Ambos os serviços são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Porém, para quem não quer encarar nenhuma dessas opções, pode optar por fazer de forma particular com seu médico de confiança ou na clínica que desejar. A média do preço no mercado varia entre R$ 1.000 até R$ 10.000. Isso depende muito do médico, da clínica ou hospital em que será realizada a cirurgia.

É uma das principais preocupações dos homens, mas que, na verdade, não tem fundamento e só serve para aumentar a resistência ao procedimento. Realizar uma Vasectomia não tem efeitos negativos na função sexual, nomeadamente quanto à capacidade de erecção, líbido ou aspecto e quantidade de sémen expelido.