Como é colocado o diu?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Como funciona a colocação do DIU?

  1. A colocação do DIU é feita no consultório médico e dura em média cinco minutos. ...
  2. Normalmente, a enfermeira ou o médico introduzem um espéculo na vagina e, em seguida, usam um aplicador especial para colocar o DIU pela abertura do colo do útero, na cavidade uterina.

Dessa forma, é aconselhável aguardar até 24 horas após a inserção do DIU. Além disso, é importante lembrar que o DIU não protege contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Sendo assim, mesmo após a colocação do dispositivo é imprescindível utilizar preservativo durante a relação sexual.

Logo após a colocação do DIU de Cobre não existe nenhuma recomendação de evitar esforços físicos, então vida normal: pegar peso, atividade física, tudo normal (a menos que para o seu caso em específico seu ginecologista recomende algum ponto em especial);

Após o procedimento não é exigido repouso, você pode voltar a sua rotina normal. Há casos que depois de colocar o DIU precisa de repouso em consequência de cólicas e outros tipos de desconforto.

Por não utilizar substância hormonal, o uso do DIU de cobre não suspende a menstruação. No entanto, em alguns casos, o fluxo pode aumentar nos primeiros 6 meses de adaptação, acompanhado de cólicas. A validade do uso do DIU de cobre é de 10 anos, de acordo com o modelo escolhido.

Seu parceiro pode sentir as hastes
As hastes podem parecer afiadas para o pênis, dependendo de como foram cortadas, elas devem sempre ser cortadas em linha reta. Mas não se preocupe: as chances de isso acontecer são escassas ou nulas.

Mesmo os métodos mais modernos oferecem uma chance de gravidez, ainda que ela seja muito pequena. No caso do DIU Hormonal, sua eficácia consegue os 99% e o DIU de cobre menos, assim existe uma pequena chance de ocorrer a gravidez. Portanto, isso não é o mito e, de fato, é possível engravidar mesmo usando o dispositivo.

A dra. Rebeca explica também que o uso de métodos contraceptivos hormonais ou DIU de cobre podem, sim, alterar o cheiro da ppk, inclusive durante o período menstrual. Muitas vezes, o uso de contraceptivos provoca uma diminuição do fluxo menstrual ou até mesmo a amenorreia (quando a menstruação para de descer).

carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão.

O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular. No caso de DIU hormonal, esses sintomas são especialmente alarmantes, pois esse tipo de DIU habitualmente diminui o sangramento e pode até inibir o período menstrual.

Antes de colocar o DIU, a primeira providência que a paciente deve tomar é se consultar com um ginecologista, pois somente esse especialista poderá avaliar se ela tem condições ou não para usar esse método. Aliás, esse mesmo médico poderá solicitar alguns exames para constatar possíveis contraindicações.

Para as mulheres que escolhem o DIU hormonal, é importante ressaltar que o efeito só é imediato se o procedimento acontecer nos primeiros 7 dias de menstruação. Se não for o caso, não dá para abrir mão do preservativo nesse período. No caso do DIU não hormonal, o efeito começa logo após a introdução.

A mulher deve preferencialmente estar menstruada quando da colocação do DIU, pois o orifício do colo do útero fica mais aberto durante a menstruação, o que facilita o acesso ao interior do órgão.

Ele não atrapalha o prazer de nenhum dos dois, nem mesmo durante as relações mais intensas. De toda forma, é importante saber que o DIU contém um pequeno fio que ficará para fora do colo do útero, no fundo da vagina. Mas esse fio também não causa desconforto durante as relações.

"Deve ser feito em um consultório e por um profissional especializado", ressalta. Saiba mais.