Como é colocada a válvula para tirar água do cérebro?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O neurocirurgião faz duas ou três pequenas incisões para colocar a válvula (normalmente acima ou atrás da orelha). O cateter será colocado sob a pele. A extremidade do cateter será cuidadosamente colocada na cavidade receptora adequada (normalmente no abdômen).

É realizado 2-3 pequenas incisões por onde todo o sistema é implantado, ficando totalmente escondido por baixo da pele. Em geral, o cateter intracraniano é introduzido pela região parietal, atrás da orelha, e o cateter abdominal na região abaixo das costelas.

Uma válvula é tipicamente composta por dois cateteres e uma válvula que redireciona o excesso de líquido do ventrículo do cérebro para outra parte do corpo. Uma válvula, que geralmente é implantada em menos de uma hora, pode proporcionar alívio a longo prazo para pessoas com hidrocefalia.

Uma das complicações mais comuns da hidrocefalia é a obstrução da derivação ou infecção no local onde foi implantada. Tais complicações são mais comuns no primeiro ano após a implantação.

A cirurgia demorou cerca de 1 hora e a equipe foi coordenada pelo neurocirurgião Samuel Zymberg, professor da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). De acordo com o professor Samuel Zymberg, a hidrocefalia também conhecida como “água na cabeça”, é uma doença que ocorre em crianças e adultos.

A recuperação em geral é rápida e os benefícios da cirurgia são notados de imediato: como redução dos sintomas, redução do tamanho da cabeça e, muitas vezes, melhora nos parâmetros do desenvolvimento neuropsicomotor podem ser notadas já com 1 mês após o tratamento.

A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.

Os cirurgiões devem procurar reduzir o tempo cirúrgico ao máximo, mas sem pressa. Os procedimentos mais simples do crânio como implante de cateteres ventriculares para tratamento de hidrocefalia geralmente duram em torno de 40 minutos a 1 hora, podendo se estender mais em casos especiais.

Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.

Qualquer dispositivo que seja utilizado para abrir ou fechar, com o propósito de controlar fluidos e fluxos, pode ser chamado de válvula. Portanto, uma válvula tem como função primordial a regulagem de fluxos de um fluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais.