O que não pode comer quando se tem hepatite?

Perguntado por: hgomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Bebidas alcoólicas. – Carnes preparadas e embutidos. – Chocolate. – Leite integral e derivados.

A presença de gordura no fígado pode causar um aumento do órgão e resultar em piora da inflamação e elevações nos níveis das transaminases.

"A dieta deve ser oferecida conforme aceitação do paciente portador da hepatite A. Ou seja, não há necessidade de dieta com açúcar como era orientada antigamente, nem há necessidade de repouso absoluto, podendo o paciente ter atividade normais, porém sem atividade física de esforço.

Esses alimentos também devem ser evitados por quem já está com sintomas de gordura no fígado ou certeza da condição. Bacon, carne de porco, picanha bovina, cordeiro e pele de frango.

No caso da hepatite aguda, o tratamento não é feito diretamente contra o vírus, mas podem ser recomendados alguns medicamentos que agem na redução dos sintomas. Neste caso, as orientações são para que o paciente se mantenha hidratado, pratique exercícios leves e não faça o uso de bebidas alcoólicas.

Afinal, durante a hepatite, há uma menor produção de sais biliares e uma inflamação do fígado, e consumir tais alimentos pode causar ou piorar a dor e a diarreia. “Recomenda-se dar preferência a proteínas magras, frutas, verduras e legumes”, finaliza o profissional.

O consumo de café foi associado a níveis mais baixos de enzimas hepáticas, principalmente em pacientes com alto risco de doenças hepáticas como sobrepeso, diabéticos e portadores de hepatites virais.

Pode sim ovos, tenha cuidados com alimentos com carboidratos simples, frutas com muita frutose, pois esses alimentos podem se transformar rapidamente em gordura!

A qualidade e tipos de alimentos são importantes: frutas e vegetais frescos, carnes magras (frango, peru, carne de porco) e cereais integrais (cevada, arroz integral, pães de trigo integral e farinha de aveia).

Hepatite C
Da mãe para o bebê a chance de contaminação pode acontecer, mas é rara, inclusive na amamentação, já que para o contágio deverá haver ferida tanto no seio quanto na boca da criança. Sem vacina, a hepatite C é a mais severa entre os vírus, com 80% de chance de ser tornar crônica após ser contraída.

A hepatite viral aguda é uma inflamação do fígado, normalmente significando uma inflamação provocada por infecção por um dos cinco vírus da hepatite. Na maioria das pessoas, a inflamação começa subitamente e dura somente algumas semanas.

Como o fígado está inflamado, é recomendável abandonar o álcool e as comidas gordurosas. Nutricionistas recomendam aos portadores de hepatite autoimune vegetais, frutas, cereais integrais, carnes magras, peixes e leguminosas.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.