Que tipo de infecção pode dar no sangue?

Perguntado por: lpilar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

A infecção no sangue pode ser consequência de outras infecções, como infecção urinária, pneumonia ou meningite, por exemplo, surgir após cirurgias, devido à infecção de feridas cirúrgicas, ou colocação de dispositivos médicos, como cateteres e sondas, por exemplo, sendo considerada uma infecção hospitalar.

Os principais vírus detectados pelo exame de sangue são:

  • Covid-19. Os anticorpos da doença podem ser indicados através de análise sanguínea, podendo indicar se a pessoa em questão já teve contato com o coronavírus anteriormente.
  • HIV. ...
  • Hepatites. ...
  • Doenças exantemáticas.

Alguns dos sintomas iniciais são:

  1. Febre alta ou hipotermia;
  2. Calafrios;
  3. Respiração acelerada ou dificuldade para respirar;
  4. Ritmo cardíaco acelerado;
  5. Agitação;
  6. Tonturas.

Bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea. Pode ocorrer de forma espontânea, durante certas infecções teciduais, em consequência do uso de catéteres geniturinários ou intravenosos, ou depois de procedimentos dentários, gastrintestinais, geniturinários, cuidados com feridas, ou outros procedimentos.

A sepse é a maior causa de morte nas UTIs, chegando a 65% dos casos, no Brasil. Entenda como essa doença se desenvolve e quais as formas de prevenção e diagnóstico.

Diferentes tipos de ameaças podem colocar em risco o bom funcionamento do organismo, como bactérias, vírus e fungos. Quando estes agentes infecciosos invadem a corrente sanguínea e passam a se multiplicar no corpo, atingindo diferentes sistemas e tecidos, ocorre o que a medicina classifica como septicemia.

Podem ser administrados corticosteroides (como hidrocortisona) pela veia a pessoas cuja pressão arterial permaneça baixa apesar de terem recebido líquidos e medicamentos adequados para aumentar a pressão arterial e apesar de a fonte da infecção ser tratada.

A sepse é uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção, podendo levar a queda da pressão arterial, falência de órgãos, entre outros sintomas.

A infecção é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso, o qual pode ser, por exemplo, um vírus, uma bactéria, um protozoário ou um fungo. Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.

Temperatura abaixo de 36 °C (hipotermia). Fraqueza extrema. Vômitos. Diminuição da quantidade de urina.