Como saber que o intestino está inflamado?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

O que pode desinflamar o intestino? Existem vários alimentos que podem ajudar a desinflamar o intestino, principalmente aqueles que são ricos em fibras, água e antioxidantes. Alguns exemplos são frutas, verduras, legumes, gorduras saudáveis (azeite), grãos que não aumentam produção de fases, proteínas magras.

A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4. Se for causada por alimentação inadequada, prisão de ventre ou gases, a cólica intestinal não costuma ter outros sintomas associados4.

Estufamento do abdômen, sangramento, mudança repentina dos hábitos intestinais e perda de peso são alguns dos sinais que devem ser investigados pelo especialista. A orientação é do coloproctologista Mardem Machado, diretor do Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA).

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

Chá de sálvia
Preparado com Salvia officinalis, o chá de Sálvia é rico em alcalóides, flavonoides, compostos fenólicos e terpenos, com propriedades anti-inflamatórias.

Café e bebidas alcoólicas
Fontes de cafeína como bebidas à base de cola, energéticos, café e guaraná têm efeito excitante e laxativo. Já as bebidas alcoólicas podem causar espasmos intestinais, além de aumentar a permeabilidade intestinal e piorar a disbiose intestinal (desequilíbrio entre bactérias boas e ruins).

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.