Como é a saudação dos judeus?

Perguntado por: etavares4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O que significa Shalom? A palavra shalom é uma palavra hebraica muito importante na Bíblia e é comumente usada como saudação de paz.

É preparar, montar a mesa e “shana tova” (saudação usada pelos judeus para desejar um bom ano) a todos!

Shabat Shalom ou Shabbat Shalom é uma expressão hebraica utilizada pelos judeus como uma saudação durante o Shabbat (o 7º dia da semana, correspondente ao sábado). Literalmente, Shabat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”.

Shalom alechem ou shalom aleikhem (em hebraico: שָלֹום עליכם) é uma expressão de cumprimento na língua hebraica que significa "A paz sobre vós", ao que se responde "alechem shalom".

Nosso repórter Tomer Savoia sai as ruas para saber se as pessoas sabem o que é Shalom? A palavra mais usada do Hebraico, que significa paz, além de "oi" e "tchau".

Bom dia: “Boa Dia” é “Boker Tov”, que é pronunciado "Boh-ehr Toe-v". Boa tarde: “Boa Tarde” é "Tzaraiim Tovim", que é pronunciado "Tz-ah-rai-eem Toe-veem". Boa noite: “Boa Noite” é "Laila Tov", que é pronunciado "Lai-luh Toh-v". Tenha um bom dia: “Tenha um bom dia” é "Yom Tov", que é procunciado "Yo-m Toe-v".

A Torá compõe os 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei. É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo.

É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total. As normas e restrições relacionadas com o Shabat aparecem descritas na Torá, mas nem todos os judeus seguem essas normas fielmente.

O Yom Kipur é uma das datas comemorativas mais importantes do judaísmo. É o dia mais sagrado do calendário judaico ou, em hebraico, o "Shabat HaShabatot" (o Sábado dos Sábados). Trata-se de uma data móvel, como ocorre, por exemplo, com a Páscoa dos cristãos.

Embora tenha diferentes vertentes, de um modo geral o Judaísmo tem 13 princípios básicos, entre eles o de confiar plenamente que Deus é o primeiro e único criador e guia de todos os seres, não possui propriedades antropomórficas (portanto, não é uma pessoa), é o único a quem é apropriado rezar e ele recompensa aqueles ...

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar.

O Shabat é um símbolo da salvação pela graça de Deus, através da fé em Cristo, pois no Shabat o homem é convidado a descansar, deixar de lado as suas próprias “obras” e repousar em Deus, usufruindo do Seu “descanso” (Shabat), da Sua graça (Hebreus 4:9-11).

Caprichar nas refeições do Shabat é uma virtude. É uma mitsvá servir um bom vinho e carne macia. A tradicional refeição do Shabat tem muitos pratos, e inclui peixe, sopa, carne ou ave, e acompanhamentos. (Sirva peixe/carne/frango como pratos separados, em vasilhas separadas).

Shalom na Bíblia
Em diversas passagens bíblicas é encontrada a palavra shalom com o significado de paz e desejo de bem-estar entre as pessoas ou nações. Por exemplo: "Shalom Aleichem", uma saudação frequentemente utilizada por Jesus, que significa "a paz esteja convosco".

IGREJA MINISTERIO PENTECOSTAL SHALOM ADONAI.