Como é a dor de cólica no início da gravidez?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 8 votos

Como são as cólicas no início da gravidez? No primeiro trimestre de gestação, as cólicas geralmente são leves e ocasionais, não necessitando, na maioria das vezes, de tratamento medicamentoso.

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gravidez. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia).

Além disso, o estiramento do abdômen também pode causar o incômodo. Já a cólica que aparece no final da gravidez, sentida no inferior do abdômen, pode ser causada devido ao peso do bebê, que pressiona as estruturas internas, ou como indício do fim da gestação, sinalizando que o trabalho de parto está se aproximando.

Muitas gestantes relatam cólicas suaves e intermitentes na gravidez durante as primeiras 16 semanas, o que é perfeitamente normal.

Até quando é normal sentir cólicas no início da gravidez? As cólicas no início da gestação são eventos comuns, principalmente ao primeiro trimestre, pois é o período em que o corpo materno mais passa por adaptações anatômicas, não restritas apenas ao útero.

Inchaço e dor abdominal, considerados comuns, assim como aumento das mamas e vontade frequente de urinar. Mais cansaço e sono, além de constipação intestinal, alterações no paladar e aversões a odores e cheiros.

Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.

A única forma de saber se é TPM é se a menstruação vier logo depois. E a única maneira de saber se você está grávida é confirmando sua gravidez com um teste de gravidez positivo.

Seu corpo produz mais corrimento vaginal no início da gravidez, enquanto antes do parto ele expele um corrimento com sangue. Às vezes, isso indica que há um problema, como uma infecção.

A menstruação de uma mulher que não toma pílula, habitualmente vem a cada 25 ou 35 dias. No entanto, alguns pacientes podem ter um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes da menstruação descer. Essa secreção é o começo da menstruação, sendo considerada normal.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Ovulação: o ovário libera os óvulos cerca de 14 dias após a menstruação e pode haver irritação da cavidade abdominal, que leva ao surgimento da cólica. O normal é que a dor desapareça rapidamente, de forma espontânea ou com auxílio de analgésico.

As dores são na parte inferior do abdômen e se estendem até a virilha, com curta duração. Vale ressaltar que podem existir outras causas para as dores abdominais. O essencial é verificar qual a intensidade e duração das mesmas antes de se preocupar.