Como é a coceira de ansiedade?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

"Na pele, geralmente ela se apresenta com coceira e vermelhidão, mas pode também se manifestar com suor excessivo e insônia", explica Fernanda. Ou seja, os sintomas podem incluir: vermelhidão na pele, coceira, irritação na pele, falta de ar, insônia, suor em excesso, bolhas/bolinhas brancas ou vermelhas.

Sinais da alergia emocional
Coceira pelo corpo e vermelhidão na pele são sinais bastante comuns das crises de alergia emocional. A falta de ar, a insônia e o suor excessivo também podem aparecer como sinais de problemas psicológicos.

As células respondem às reações que geram estresse ao nosso corpo e a pele é o órgão mais afetado. Dessa forma, é possível observar manifestações como coceira, vermelhidão, urticárias e, até mesmo, em casos extremos, falta de ar e insônia.

Os sintomas da alergia emocional variam em intensidade e podem aparecer de maneiras diferentes em cada indivíduo. Porém, os relatos mais comuns se localizam na pele, o órgão mais extenso do nosso corpo, com sintomas como coceira intensa, inchaço e manchas vermelhas em alto relevo, mais conhecidas como “urticárias”.

Medicamentos. Substâncias antialérgicas e corticoides costumam ser receitadas para tratar alergia, incluindo a alergia emocional. As medicações podem ser de via oral ou de uso tópico, como dito, dependendo do tipo de sintoma e também da necessidade de cada pessoa.

Quando a ansiedade passa daquela tremidinha na perna e afeta o sono, seu metabolismo começa a ficar mais estranho. Isso gera um estresse emocional maior e sua cútis começa a sofrer com pálpebras inchadas, além de olheiras.

Origem psicológica
A coceira pode surgir em pessoas que apresentam depressão, transtorno bipolar, ansiedade, distúrbio obsessivo-compulsivo, distúrbios alimentares, dependência de drogas ou distúrbios da personalidade, por exemplo.

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais. Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico.

Um quadro de coceira no corpo é acarretado por diversas causas. Normalmente, pode estar associado à uma pele extremamente seca, e até mesmo o uso excessivo de sabonete ou de algum produto com muita fragrância ou corante que pode desencadear alergia na pele.

No geral, para diminuir as coceiras é válido tomar banhos com água mais fria, a água quente piora as alergias. Evite coçar a pele, remédios e pomadas antialérgicas ajudam a amenizar o incômodo, porém precisam de prescrição médica.

Urticária – irritação cutânea que surge de modo abrupto e pode durar semanas, meses ou anos. Apesar de o estresse não ser o fator principal, ele pode piorar seus sintomas.