Como dormir com dor de ouvido?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Como dormir com dor de ouvido? Dormir com dor de ouvido pode ser difícil, pois qualquer pressão sobre a área intensifica o desconforto. A dica, então, é repousar com a cabeça ligeiramente elevada, usando travesseiros para impedir movimentos bruscos durante a noite. Evite a entrada de correntes de ar no quarto.

Dormir na posição sentada permite que o fluído em sua orelha seja drenado com mais facilidade, bem como alivia a pressão e a dor da orelha média – a fonte provável da infecção em si. Tente ficar erguido usando uma pilha de travesseiros, ou melhor, dormir em um sofá ou em uma poltrona reclinável.

Zumbido no ouvido ao deitar: entenda por que o sintoma parece piorar durante a noite. Na maioria dos casos, o zumbido no ouvido ao deitar aparece devido à ausência de outros estímulos sonoros que, durante o dia, tiram a atenção do paciente sobre o sintoma.

Nestes casos, engolir também pode ajudar.

  1. Para tentar amolecer a cera nos ouvidos, experimente azeite morno, não mais quente do que a temperatura do corpo para evitar queimar o interior do ouvido.
  2. Mude a posição de dormir, eleve a cabeça e o tronco em vez de ficar deitado de costas ou de lado.

Quanto tempo demora para a otite passar? De modo geral, a otite externa começa com leve desconforto e coceira no canal auditivo e, em poucos dias, evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais e dura cerca de sete dias.

O protetor auricular é muito importante
Consideramos o protetor auricular um EPI (Equipamento de Proteção Individual), criado para que trabalhadores em locais de muito ruído fiquem protegidos. Em muitas ocupações é obrigatório usar esse tipo de acessório, visando a saúde dos trabalhadores.

Coloque uma compressa morna
Depois, basta pressionar a compressa sobre o ouvido que estiver doendo (cobrindo-o por inteiro) e permanecer assim por cerca de 10 minutos. O calor ajuda a aumentar a circulação sanguínea na região e pode ser útil para descongestioná-la, aliviando a dor.

Principais sintomas

  • Intensa dor de ouvido que surge de repente;
  • Perda repentina da capacidade para ouvir;
  • Coceira no ouvido;
  • Saída de sangue pelo ouvido;
  • Secreção amarela no ouvido devido à presença de vírus ou bactérias;
  • Zumbido no ouvido;
  • Pode haver febre, tontura e vertigem.

A dor é bastante intensa, piorando ao comprimir-se a orelha. Compressas mornas secas ( como bolsas de água morna e toalhas aquecidas) e analgésicos comuns podem aliviar a dor, até chegar-se ao médico. Deve-se colocar algodão nos ouvidos durante o banho, preferencialmente embebido em óleo Johnson`s ou vaselina líquida.

O algodão pode incomodar se entupir o ouvido e pode ser necessário remoção especializada por otorrinolaringologista, ou até mesmo pode gerar coceira, secreção e infecções secundárias por manter uma umidade no canal.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

OTOSPORIN® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana.

Confira: Pode pingar álcool no ouvido? De acordo com o Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Clínica Jamal, colocar objetos ou líquidos no ouvido é sempre um risco. “Isso deve ser feito somente de modo indicado explicitamente pelo médico”, explica.