Como doar sangue?
Para ser doador é preciso
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal) ...
- Pesar no mínimo 51Kg na balança do HEMEPAR.
- Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
O que é preciso para doar sangue pela primeira vez
» Estar em boas condições de saúde. » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização). » Pesar no mínimo 50kg. » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
O que não pode doar sangue
você nunca poderá ser doador de sangue se:
» já teve malária. » tem doença de chagas. » recebeu enxerto de duramater. » teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia.
Que exame é feito antes de doar sangue
Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.
Como são feitas as doações de sangue
A coleta de sangue é totalmente segura, sendo utilizada uma agulha estéril, de uso único e descartável, para coletar cerca de 450ml de sangue e amostras para a realização de exames obrigatórios por lei. Após a doação, o doador recebe um lanche e um suco, que deverão ser consumidos na Cantina do posto de coleta.
O que não fazer antes de ir doar sangue
Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc. Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado.
Qual o tipo de sangue mais raro
Dentre os tipos sanguíneos raros, muitos consideram que o “sangue dourado” é o mais difícil de ser encontrado. Também chamado de “sangue de Rh nulo”, ele é bastante precioso para salvar vidas, pois pode ser doado a qualquer pessoa dentro da tipagem sanguínea tradicional com Rh positivo e negativo.
É necessário estar em jejum para doar sangue
O doador não deve estar em jejum de nenhuma forma, pelo contrário, deve estar alimentado e descansado, evitando alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação.
O que acontece com o corpo após a doação de sangue
Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.
Quais os benefícios da doação de sangue
Doar sangue faz bem? Conheça os benefícios para o doador
- Protege o coração e o fígado. Doar sangue faz bem para a saúde do doador ao diminuir a pressão arterial, podendo melhorar inclusive os níveis de colesterol. ...
- Doar sangue faz bem ao diminuir o risco de câncer. ...
- Poupa as funções hepáticas.
Para que fura o dedo antes de doar sangue
Rosângela Ferreira da Silva, enfermeira representante do Hemocentro de Sorriso/MT, explica como funciona o processo da análise do sangue que antecede a doação. “Na triagem, cada pessoa faz um exame, um furinho no dedo, e com essa amostra é feita uma análise prévia da quantidade de hemoglobina no sangue.
É seguro doar sangue
Sim, doar sangue é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.
Quem doa sangue uma vez é obrigado a doar sempre
Não. Doar sangue não cria dependência no organismo da pessoa nem é um ato obrigatório, pelo contrário, é um ato voluntário, que só depende do desejo de a pessoa voltar ao Hemocentro dentro do prazo mínimo de espera para fazer mais de uma doação.
Quantas bolsas de sangue uma pessoa pode doar
quatro pessoas
Uma única bolsa doada pode ser usada em até quatro pacientes, ou seja, pode salvar a vida de quatro pessoas. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ser necessário, entre outros casos, em anemias profundas, hemorragias graves, queimaduras de 3º grau e hemofilia.