Como diminuir a poluição sonora no ambiente escolar?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 5 votos

Para evitar a poluição sonora, é necessário, segundo o Ministério Público, restringir os sons ao ambiente em que eles são gerados. Isolamentos acústicos, muitas vezes, são uma opção. Evitar ambientes com muitos ruídos, som alto ou muita conversa.

SOLUÇÕES E EXEMPLOS PARA REDUZIR A POLUIÇÃO SONORA
Por exemplo: realizar atividades de lazer sem gerar ruído excessivo, evitar o uso do carro e escolher alternativas como a bicicleta ou o veículo elétrico, fazer obras domésticas nos horários recomendados, isolar as moradias com materiais que absorvem ruídos, etc.

Muitas classes, no entanto, atingem 80 decibéis, principalmente as que têm mais de 25 estudantes. Além disso, o barulho no pátio, na hora do recreio, pode chegar a mais de 100 decibéis. Se pessoas com boa audição são prejudicadas com tanto barulho na escola, imagine um aluno que já sofre de perda auditiva.

A poluição sonora deve cada vez mais ser vista com atenção pelos órgãos responsáveis, pois o barulho piora a qualidade de vida, causa irritabilidade, afeta o sono, dificulta a concentração no trabalho e nos estudos, causa perda da capacidade auditiva, aumenta a frequência arterial e pode causar infartos e derrame ...

O ruído de trânsito de veículos automotores é o que mais contribui na poluição sonora e cresce muito nas grandes cidades brasileiras, agravando a situação.

A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente, afetando a saúde física e mental da população. De acordo com a organização mundial de saúde – OMS, qualquer som que ultrapasse o valor de 50 decibéis pode ser considerado nocivo à saúde.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o limite de barulho dentro da sala de aula é de 40 a 50 decibéis. Porém, no dia a dia, o ruído chega a atingir 80 decibéis, principalmente em salas com mais de 25 estudantes.